Fundado em 1985, o Studio Ghibli é um dos estúdios de animação mais conhecidos do mundo, responsável por uma filmografia vasta que marcou a cultura pop mundial. Desde clássicos como “A Viagem de Chiriro” até ” Memórias de Marnie”, a empresa já mostrou a arte pode nos levar a lugares inéditos. Por isso, como forma de homenagear os seus 36 anos, vamos falar tudo sobre a origem do Studio Ghibli:
Sua Formação:
O Studio Ghibli foi desenvolvido pelos artistas Hayao Miyazaki e Isao Takahata e , também, pelo produtor Toshio Suzuki. Os dois primeiros trabalharam juntos na Toei Animation, responsável por animes famosos como “Dragon Ball” e “Sailor Moon”. Porém, quando Miyazaki abriu seu próprio estúdio que as coisas mudaram. Ambos desenvolveram um filme conhecido do anime Nausicaä do Vale do Vento, no qual foi lançado em 1984. A produção foi distribuida pela Topcraft e se tornou um sucesso de público e crítica. A partir disso, os artistas criaram forças e criaram seu próprio negócio.
Porém, o verdadeiro objetivo era de “trazer um novo frescor para a indústria de animes”. Aliado ao desejo de ambos criadores de se afastarem dos prazos curtíssimos da indústria. Especialmente, para se dedicarem a fazer filmes sem pressa e com foco na qualidade dos desenhos e roteiro. Hoje, anos depois, está claro que o objetivo foi não só alcançado, como superado.
Leia também: Animações fora dos padrões
Origem da palavra Ghibli:
A escolha do nome reflete no objetivo do estúdio, apresentando histórias novas e criativas. Além disso, dão um sopro quentinho no coração. Sem contar que Ghibli também faz referência a um avião italiano usado durante a Segunda Guerra Mundial, cujo modelo se chamava Caproni Ca.309. O pai de Hayao Miyazaki trabalhava com a indústria japonesa de aviação. Então, ele acumulou um bom conhecimento sobre o assunto desde pequeno.