Para Todos os Garotos que Já Amei, da autora americana Jenny Han, é o primeiro da trilogia que narra os casos amorosos da jovem Lara Jean.
“Não são cartas que outra pessoa escreveu para mim. São cartas que eu escrevi. Uma para cada garoto que amei”
Sabe aquele livro que você consegue identificar as pessoas na vida real e até mesmo se identificar? Então, o primeiro livro da trilogia é exatamente isso. Cada página em que apresenta um personagem, ele é tão bem desenvolvido você consegue se imaginar na história e imaginar algum colega. Afinal quem nunca teve uma queda pelo garoto popular da escola? Quem não tem aquela amiga baladeira ou protetora? É muito gosto como a Jenny conecta o leitor a história e o torna parte dela.
O livro é escrito em primeira pessoa e narra com detalhe as coisas que acontecem, de forma que não transforma a história em algo cansativo e maçante. Entretanto, no início pode parecer uma leitura travada, você lê, lê, lê e parece que não sai do lugar. Porém, quando a história ganha forma ela torna-se deliciosa, flui tão bem que quando você percebe já acabou o livro e quer mais.
Outro ponto muito divertido é os sentimentos que a história desperta no leitor, principalmente nas cenas em que as irmãs Song estão cozinhando. A vontade que surge é de querer experimentar cada coisinha que ali está sendo narrado, de ir para cozinha e fazer cookie ou até mesmo waffle.
Para Todos os Garotos que Já Amei foi lançado no Brasil em maio de 2015 pela editora Intrínseca, que no ano seguinte lançou P.S.: Ainda te amo e, recentemente, fez um grande evento para o lançamento do terceiro e último livro, Agora e Para Sempre, Lara Jean.
Por Bárbara Allen