O planeta mudou e está ficando inabitável devido as mudanças climáticas intensa. O Itália está debaixo d’água, a China devastada por furacões, os Estados Unidos boa parte não existe mais. A única salvação para a raça humana é habitar outro planeta e a NASA já tem um plano para isso. A missão Europa irá precisar de jovens para encarem a missão de viajar pele espaço. Serão eles os seis finalistas.
Não lembro de já ter lido algo envolvendo a NASA, espaço e etc. A única coisa que sei é que Os Seis Finalistas foi uma experiência muito boa. Para quem não está muito acostumado com o gênero sci-fi, mas gostaria de tentar, precisa ler esse livro.
Alexandra Monir tem uma escrita muito cativante e envolvente, com parágrafos curtos e descrição na medida. Nada de enrolação nem momentos superficiais. Ela consegue construir uma situação rica sem ser cansativa. Além disso, Monir acrescenta vários elementos que montam o quebra cabeça para onde a história irá caminhar.
A história é muito focada na situação do planeta e na responsabilidade que os jovens terão que enfrentar para serem um dos seis escolhidos para a missão Europa. Contudo, a história acaba apontando alguns assuntos um pouco delicados. Como por exemplo a desigualdade econômica. Aliás, nenhum país pobre consegue enviar um selecionado porque esses nem existem mais. A ganancia do ser humano que chega até colocar em xeque a real intensão da NASA. Isso aqui achei sensacional porque desafia o lado podre da organização.
Pros e contras da viagem no espaço
Talvez uma das coisas que tenha me causado um pouco de desanimo durante a leitura foram as cenas de ação rápidas demais. Era bastante cena de tensão que deixa você nervoso roendo as unhas, porém em excesso acaba ficando exaustivo.
Entretanto, a história do Léo me tocou desde o início e eu torci muito ele. Muitas outras histórias poderiam ter ganhado mais destaque, porém como só a do Léo teve grande influência durante a minha leitura, foi a ele que me apeguei.
Léo é um jovem determinado que perdeu toda a família durante os problemas climáticos que aconteceram na Itália. Acompanhar o desempenho deles nas provas para conseguir ser um dos escolhidos é muito prazeroso. Entretanto, com o entrosamento dele com Naomi as coisas mudam um pouco e acabamos tendo um clima de romance no meio do sci-fi. Ficou bem legal até.
+ AUTORES NACIONAIS PARA VOCÊ CONHECER
Falando um pouco de Naomi, confesso que as vezes ela me irritava um pouco. A maioria que estava ali no Centro de Treinamento, estavam sozinhos no mundo, ela era a única que ainda tinha a família intacta. Como ela não queria ser selecionada, ela tentava de tudo estragar a missão que para muitos ali era a única saída. Então assim, me incomodou um pouco ela pensar apenas nela e ter poucos momentos que em que entendia o próximo.
Apesar disso, Naomi é uma garota incrivelmente inteligente. Quando você começa a compreender o que ela realmente está fazendo e o que ela descobre, a sua opinião sobre ela começa a mudar.
Os Seis finalistas é o primeiro livro da duologia e está em uma edição belíssima publicada pela editora Jangada. A capa tem detalhes fofo que simulam as estrelas. Recomento esse livro para quem quer viver uma grande aventura e viajar pelo gênero de sci-fi.