Se você acha que romance de época é só Jane Austen e as irmãs Brontë, está muito enganado. Escrito pela brasileira Amanda Bonatti, o livro O Bosque de Faias é uma mistura de Austen com toques de modernidade, já que conta a história de Joana, uma jovem francesa que luta pelo seu direito de liberdade. No entanto, sua família está em desespero devido a quantidade de negações que a protagonista dá aos seus pretendentes.

Essa é uma característica muito marcante nesse gênero, uma protagonista que sabe muito bem o que deseja e não quer que outros escolham por ela, mostrando um emponderamento na história e que nem toda dama precisa ser uma personagem encantada das histórias infantis. E, principalmente, por ser em uma época em que os pais ditavam as regras e firmavam acordos nupciais unicamente baseados em dotes e interesses, tanto que há uma crítica social bem presente ao longo da história.

É claro que o romance se encontra, mas o que realmente é interessante é notar em como era difícil ser uma jovem antigamente. As pressões por um casamento, a perda da liberdade e da escolha e o direito de amar, trazem uma reflexão enquanto estamos lendo na modernidade. Uma mulher pode ter os mesmos direitos que nem homem tem e não se pode deixar calar pelas outras pessoas. É isso o que representa Joana. É como se todos quisessem controlar suas vontades, mas ela faz de tudo por seu livre arbítrio. Mesmo com a chegada de alguém que pode mudar tudo ao seu redor, ela permanece com o mesmo espírito.

Além disso, a narrativa do livro é muito fluída e gostosa, que remete a um passeio no bosque (assim como o título, bem sugestivo) e dá uma vontade de voltar no tempo. Em alguns momentos, a história fica um pouco confusa devido as escolhas dos personagens, mas nada que possa estragar.

“O Bosque de Faias” é um romance cheio de pensamentos contemporâneos e que devem ser valorizados ao leitor. Isso é algo que deve ser guardado no gênero, a rebeldia e a visão de um protagonista além de seu tempo.

FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar?