Sim, a Betty Cooper da série Riverdale também escreve livros! Brincadeiras a parte, Nado Livre é o livro de estreia da atriz Lili Reinhart e foi publicado aqui no Brasil em 2020 pela editora Alt.
É um livro de poesias que aborda questões como lutas constantes contra ansiedade, depressão, problemas amorosos e muitos outros assuntos profundos. Logo nos primeiros poemas você já consegue se identificar com o que a autora está passando, que aliás ela narra de maneira suave, porém que de certa forma nos gera um desconforto e uma reflexão.
São mais de 100 poemas bem sensíveis e intimistas, que acompanhados de ilustrações belíssimas e delicadas compõem a interpretação do texto que transpassam os sentimentos. Lili disse em entrevista que gostaria que os leitores experimentasse as sensações e sentimentos desde o seu primeiro amor até o seu primeiro desgosto com esses poemas, e ela consegue desenvolver isso muito bem.
3h24
só se sente a delicadeza de um piscar de olhos no momento que as lágrimas secam –
Página 17
O meu favorito é da página 69 que fala sobre deixar a mente se perder. É bem legal a forma como a Lili toca em nossos sentimentos e parece que compartilhamos da mesma angustia. Outro que gostei bastante é o da pagina 150 que fala muito sobre como somos guiados pela nossa ansiedade e como isso interfere na nossa vida. Esse me fez refletir bastante sobre a minha adolescência e até mesmo em como eu me sinto ainda hoje.
Nado Livre é um livro de poemas muito bem construído, uma leitura agradável e que você não precisa ler tudo de uma só vez. Acho interessante poder se aventurar em um poema por dia para poder sentir as situações e sentimentos que ali estão sendo transmitidos. E mesmo que você não goste de livros de poesias, esse é um que vai muito além dos livros que falam de amor ou coração partidos. Ele é muito mais humano do que podemos imaginar.