Já falamos aqui um pouco sobre o livro Dolores Claiborne, uma das histórias mais aclamadas de Stephen King escrito em 1990. Agora, chegou o momento da resenha.
Quem é Dolores Claiborne?
Faz décadas que Dolores Claiborne trabalha para Vera Donovan, uma milionária dona de uma mansão na ilha Little Tall, no Maine. Determinada, com três filhos para criar, Dolores enfrentou desde o início a personalidade tempestuosa da patroa e, diferente de incontáveis antecessoras, conquistou a confiança da mulher e a estabilidade no emprego.
Quando Vera morre em um acidente, todas as suspeitas caem sobre a funcionária. Questionada pelas autoridades, Dolores faz uma confissão e revela algo inesperado: uma história sobre um relacionamento abusivo e a misteriosa morte de seu marido, que ocorreu trinta anos antes, em Little Tall.
Narrativa intensa e emocionante
Dolores Claiborne é uma história de suspense psicológico diferente de muitas de outras obras de Stephen King. Afinal, este romance não está estritamente no gênero de horror, mas ainda assim mantém os leitores presos em suas páginas através de uma narrativa intensa e emocionante.
A história é contada na forma de um monólogo de Dolores Claiborne confessando a um policial local os eventos que a levaram a ser acusada de assassinato. A narrativa é direta, sem muita enrolação e consegue transportar os leitores para a pacata cidade de Little Tall. Porém, em alguns momentos a narrativa fica arrastada e cansativa.
Dolores é uma personagem bem peculiar e complexa, e isso chama muito a atenção do leitor e instiga ele a querer saber mais. À medida que ela narra os eventos que a levaram ao seu momento atual, somos confrontados com temas profundos como abuso doméstico, resiliência feminina e o peso do passado.
No geral, Dolores Claiborne é uma obra-prima do suspense psicológico que mostra o talento excepcional de Stephen King em criar personagens complexos e envolventes.
Considerações finais
Claro que eu não poderia deixar de falar desta edição belíssima da editora Suma. A primeira edição do livro publicado no Brasil levou o título Eclipse total e há décadas estava esgotado no país. Porém, Dolores Claiborne está de volta ao mercado brasileiro em edição especial da Biblioteca Stephen King, com nova tradução e conteúdo extra.
No geral, Dolores Claiborne é uma obra-prima do suspense psicológico que mostra o talento excepcional de Stephen King em criar personagens complexos e envolventes além de um enredo repleto de tensão e mistério que mantem o leitor ansioso para descobrir o desfecho da história.