Com toda a certeza, Cafés e Lendas,do autor Travis Baldree veio para ser uma fantasia aconchegante e maravilhosa. Aliás, nela, uma Orc decide deixar seu trabalho como mercenária para abrir uma cafeteria. Dessa forma, ela enfrenta as dificuldades de abrir um estabelecimento e , ainda, conhece novos amigos. Por isso, vamos ver mais de Cafés e Lendas:
Veja também- Cafés & Lendas: Um romance com toque de fantasia
Um livro bem cozy fantasy:
De modo geral, Cafés e Lendas é uma leitura aconchegante que narra a importância das pequenas coisas da vida e mostra a magia dos momentos decisivos. Viv vai descobrir que as criaturas que encontra em sua jornada — sejam unidas por uma lenda antiga, doces deliciosos ou uma bebida quente — podem se tornar sua verdadeira família. E, quem sabe, uma delas até conquiste seu coração.
O livro de Travis Baldree até tem uma “continuação” a respeito das aventuras de Viv, antes de abrir seu estabelecimento. Mas, é algo bem suncito e curto. Aliás, é uma aventura cozy, daquele tipo que não oferece grandes riscos ou perigos, e explora muito mais do emocional e desse cantinho do mundo.
Uma protagonista única e que dá vontade de abraçar:
De fato, a Viv é uma personagem muito querida, mesmo com sua força e poder, abandona sua espada e os trejeitos de mercenária para trabalhar na sua persona comerciante. E é tão divertido acompanhar! Ela se aproxima de muitas figuras na cidade durante o processo de preparação e abertura da cafeteria. Por isso, o livro explora bastante da construção de confiança e amizade. Principalmente, o desenvolvimento da Viv como alguém que existe em grupo.
Acredito que sua maior relação aqui na história é com a Tandri, uma súcubo que se torna parceira da Viv no lançamento da cafeteria. Tandri é muita emoção e entusiasmo onde a Viv é cautela, e por isso as duas funcionam tão bem.Tem uma faísca de romance e um desenvolvimento bonitinho dele, mas é um slow burn bem slow. Sem esquecer de mencionar que Cal, o hob de poucas palavras, e Tico, o adorável ratoide padeiro, são incríveis.
Só faltou uma coisa:
No entanto, mesmo apreciando a narrativa, senti que a história poderia se aprofundar mais em alguns pontos. O desenvolvimento do romance entre Viv e a Tandri foi um pouco lento, que poderia ser mais desevolvido. E enquanto a ênfase no café foi cativante, às vezes desejei mais exploração do mundo mágico e das lendas mencionadas. Além disso, senti falta de algumas descrições mais detalhadas dos lugares e, principalmente, da emoção das personagens. Acabava soando um pouco apressado, apesar de encantar porque eu me apaixonei por todo mundo que aparecia.
Vale a pena ler Cafés e Lendas?
Mesmo assim, Cafés e Lendas é um livro que me deixou com um sorriso no rosto e com vontade de experimentar o café da Viv enquanto mergulhava em suas aventuras. A mensagem sobre deixar o passado para trás e encontrar sua verdadeira família é reconfortante e inspiradora. Definitivamente, recomendo este livro para quem procura uma leitura aconchegante e cheia de magia. De fato, o lançamento da Intrínseca traz conforto e uma found family incrível.