Todo mundo já teve uma fase de querer escrever alguma história. Alguns não conseguem finalizar, outros, por sua vez, conseguem fechar a história rapidamente. Mas, depois que termina, bate aquele medo e suspense de “será que minha história vale?”. Eu te digo, toda história vale apena ser lida, e seu primeiro livro pode ser seu passaporte para o grande sucesso
Seja publicando no Wattpad, e-book na Amazon ou até mesmo em editoras, grandes ou pequenas, o principal é você acreditar no seu trabalho e arriscar. Existem milhares de formas, e ciladas, que são apresentadas a esses autores de primeira viagem, que se não ficarem atentos podem acabar saindo no prejuízo. Mas mesmo assim ainda existem opções para todo o tipo de escritor e história.
Publicações independentes
Essa é uma alternativa em que o autor terá que bancar tudo, desde a capa até a revisão, diagramação e impressão. Pode parecer um prejuízo, mas no final pode até não ser, afinal, todos os lucros e controle serão seus. Mas essa ainda é uma das principais opções para quem está prestes a lançar o seu primeiro livro.
Editoras tradicionais
Esse tipo de editora não cobra para publicar, pois o negócio delas é vender livros. Elas buscam os melhores autores, pois sabem que estes lhe darão 100% do lucro. A vantagem de uma publicação com essa editora é que você não precisa se preocupar com a comercialização e, às vezes, com a divulgação. Talvez essa não seja uma das melhores opções para quem está prestes a lançar o seu primeiro livro, pois essas editoras optam em captar autores já com nome no mercado.
Mas nem tudo são flores, uma das desvantagens é que são raros os casos em que o autor consegue dar algum palpite na capa, título, ilustrações e outras coisas. Tudo bem que isso vai variar de editora para editora, mas sempre vai surgir aquela nova “sugestão” antes da publicação.
Editoras prestadoras de serviço
O negócio dessas editoras é produzir impressões de livros através de pagamento. E esse tipo de negócio é um dos mais utilizadas para autores que estão começando e querem que seu livro leve o selo de alguma editora. Além disso, essas editoras prestam muito mais atenção nos autores que as tradicionais. Afinal, você é o principal cliente.
Tirando a desvantagem que você, autor, irá pagar para seu livro ser publicado, será uma das opções bem mais próximas da auto publicação. Porém, existem algumas coisas que desanimam o autor, pois algumas dessas editoras prestadoras de serviços apenas irá imprimir, mas o resto será com o autor. Ou seja, uma via de mão dupla.
Agentes literários
Os agentes literários trabalham dentro das editoras analisando os originais que elas recebem. Esses vão ser praticamente seus melhores amigos, o elo entre o autor e a editora, podendo até ser a principal ligação entre autor e público. Ou seja, usem e abusem sem medo do seu agente.
Aliás, você sabia que uma das integrantes do Moldura Literária também é agente? Sim, uma das representantes do site agora é agente literária da Editora Essência Literária. Então, se você tem uma história e gostaria de espalhá-la, mande seu original e a sinopse para o e-mail: agente5essencialiteraria@gmail.com