...

A Portela sempre incentiva a leitura e agora, em 2019, vai promover uma grande festa literária no dia 20 de abril do próximo ano. Idealizada pelo departamento cultural, a Fliportela (Festa Literária da Portela) pretende celebrar todas as expressões artísticas em torno da palavra escrita, contada, cantada e falada. Tudo isso no mês em que completará 96 anos de fundação. O objetivo é reunir, na quadra da azul e branco, em Madureira, coletivos dos subúrbios e das periferias, além de quem trabalha, produz livros, poesias, saraus, performances e reflexões. Com o tema “A diversidade tem muitas cores” , o evento receberá, ainda, autores, editoras, livreiros, professores, estudantes e empreendedores que têm como foco a arte da palavra, a mediação de leituras e o pensamento crítico.

É uma das principais fontes de homenagear e apresentar a literatura para aqueles que não possuem condições de estar em contato. Incluindo que milhões de brasileiros nunca aprenderam a ler ou a escrever, visto que o analfabetismo ainda é muito presente, principalmente em situações precárias. A escola de samba sempre ajudou aqueles que mais precisam, tanto no samba quanto em diversas áreas. Esse incentivo é uma das formas que a Portela buscou a demonstrar ao público e ,especialmente, a transmitir a importância dos livros na vida dos indivíduos e, é claro, uma nova perspectiva de vida.

Além disso, outra proposta da festa é dar oportunidade, voz e ouvidos a quem não tem acesso à arte literária no seu cotidiano, além de estabelecer um diálogo intercultural entre o sambista e os demais produtores de cultura. Sendo assim, o Departamento Cultural, sob o comando de Rogério Rodrigues, está recebendo propostas de livreiros, editoras, coletivos culturais, autores, mediadores de leitura, instituições e entidades dedicadas ao livro e à promoção da leitura. Após o lançamento da ideia, a escola já está recebendo propostas de expositores, planejando a programação e buscando patrocinadores e parceiros.

Mesmo com as crises das editorias, não é tarde demais para ajudar a nova fase da literatura, já que projetos como esse que fazem com que o poder dos livros sejam permanecidos. É uma maneira de formar o cidadão e trazer alegria para uma nova geração de leitores.

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO