...

Se um dia 13 caindo em uma sexta-feira de qualquer mês já é aterrorizante, imagina uma sexta-feira 13 em pleno mês de Halloween? Tenebroso, não é? Mas por que nos desesperamos tanto quando esse dia chega?

O número 13 por si só já é sinônimo de muito azar em alguns lugares, Estados Unidos por exemplo, mas também existe muita crença cristã envolvida. Vejamos, Jesus recebeu em sua ceia 12 discípulos, com ele seriam 13, e no dia seguinte foi a sua morte, que coincidentemente foi uma sexta-feira. Além disso, na tradição cristã nos deparamos com o livro do Apocalipse que aponta o número 13 como a marca da besta.

Mas não é só da crença cristã que vem essas superstições. Também existem histórias sobre o assunto na mitologia nórdica. Uma delas conta que ouve um banquete e 12 deuses foram convidados. É claro que Loki ficaria de fora pelo seu histórico do mal, e sem dúvidas ele iria aparecer de penetra. Como resultado, Balder, o queridinho dos deuses, morreu. Depois desse histórico de jantares com 13 pessoas, fica claro que se tivermos essa quantidade de convidados será um jantar cheio de desgraça!

CONHEÇA OS MONSTROS CLÁSSICOS DA SEXTA-FEIRA 13

Mas não é só em banquetes que o número 13 assombra. Na história também existe uma explicação para considerarmos 13 o número do azar. Quando o rei Felipe IV se sentiu ameaçado pelo poder da Igreja, tentou se conciliar com a ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que recusaram. Com muita raiva ordenou a perseguição dos Templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307. Nossa, 710 anos hoje!

Como forma de se proteger de tanto azar, algumas pessoas acreditam em algumas simpatias e listam o que se deve evitar, como por exemplo, não olhar para um espelho quebrado, passar por baixo da escada (esses, os nossos avós falam para não fazer sempre), abrir o guarda-chuva dentro de casa e uma lista infinita. Nos Estados Unidos por exemplo, boa parte dos prédios não contam o décimo terceiro andar, pulam direto para o décimo quarto.

Nessa história toda quem está certo é Portugal, que celebra a sexta-feira 13 com festas pelas cidades e vilas. A maior delas acontece no castelo de Montalegre, onde não faltam bruxas, feitiços e muito teatro. Noutras cidades portuguesas, como Braga, Loulé ou Porto, a sexta-feira 13 é celebrada com muita animação e com muitas bruxas.

Acreditando ou não, não podemos parar nossas vidas e nos prendermos.

Resultado de imagem para familia addams gif

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO