...
Critica do livro O Projeto Decamerão

Um dos contos do O Projeto Decamerão

Através de um clássico da literatura, recebemos um trabalho no qual aborda diferentes aspectos do do momento atual, “O Projeto Decamerão”. Quando a Covid-19 obrigou o mundo a mudar sua rotina, a obra do século XIV, Decamerão, cresceu em vendas. Pois acabou revelando-se um consolo apropriado na luta contra a “peste” da década. A transformação da obra em best-seller motivou o jornal americano The New York Times a encomendar contos na mesma linha a diversos autores. Eles a princípio resistiram, mas acabaram seduzidos pela ideia. Afinal, é nessas horas, que a literatura e o humor revelam seu poder de tocar as pessoas.

O que é exatamente esse livro?!

“O Projeto Decamerão” reúne 29 contos de diferentes escritores, de diferentes nacionalidades, escritos durante e sobre a pandemia. Os contos foram pedidos pela New York Times Magazine e tem os mais variados textos. Desde como o horror da morte nos esmagou como a insetos, apesar de toda tecnologia, ciência e riqueza até crítica social. Incluindo que está sendo lançada no Brasil pela Editora Rocco.

Sobre o conto de Mia Couto:

Tudo sobre o livro Projeto Decamerão
Um dos autores convidados para Projeto Decamerão, Mia Couto

Comecei a ler sem saber muito o que esperar e fui fisgada no primeiro conto. Quando vi estava economizando páginas para que essa viagem literária pela pandemia e as diversas formas de vive-la não terminasse. É claro que todos são textos excelentes, mas alguns falaram mais comigo do que outros. Um dos meus preferidos é o de Mia Couto, auto de Moçambique. Os fatores estão ligadas ao fato de falar de uma realidade longe do Brasil, EUA e da Europa. Afinal, esses foram os um dos lugares mais visualizados durante a quarentena. O trabalho fala do abandono do poder público.

Além disso, como há tragédias maiores das que estamos vivendo e como é possível sobreviver a tudo. Moçambique é um país com uma variedade enorme de culturas e de línguas. Também, pessoas com diferentes condições de acesso à informação. Grande parte dos moçambicanos vive em zonas remotas onde são poucos os que falam português. Não era difícil imaginar situações de equívocos entre quem levava a notícia da pandemia e os destinatários dessas mensagens. Sem contar que os desafios diários continuam e ainda precisamos de muitas questões resolvidas, além do próprio vírus.

1 thought on “O Projeto Decamerão: Abandono político e social

  1. Pingback: Manual Geek

Comments are closed.

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO