...
Mundo Mistério

Mundo Mistério Netflix

A ciência já era tema de programas de TV muito antes da popularização dos serviços de streaming e de canais do YouTube. À medida que o meio de transmissão se moderniza, modernizam-se os programas. Por isso, “Mundo Mistério, série da Netflix, apresentado por Felipe Castanhari, é a prova disso.

Iniciando sua carreira no Youtube com o canal “Nostalgia”, Castanhari começou como apenas fonte simples de revisitação a obras nostálgicas particulares. Porém, deu um passo além e se foi se tornando uma grande e acessível vitrine para a democratização de conteúdo educativo para conhecimentos gerais, especialmente voltados à história, ciência e fundamentação política.

Dessa forma, a Netflix o convidou para trazer seu formato de conteúdo para fora da tela do computador e do celular. A série costura de forma orgânica um conteúdo denso, bem pesquisado e bem concatenado. Também traz valores de produção incríveis e uma ousada combinação de documentário e narrativa ficcional. Principalmente,  os personagens ajudam a transformar o que seria um diálogo entre o apresentador e o espectador numa animada conversa de múltiplas vozes sobre temas fascinantes.

Mundo Mistério
Felipe Castanhari em “Mundo Mistério”

Castanhari é um dos membros da equipe de um laboratório que tem a cientista da turma, dra. Tay (Lilian Regina), o zelador das instalações, Betinho (Bruno Miranda), e uma inteligência artificial, BRIGGS (com voz do dublador Guilherme Briggs). Juntos, eles abordam a cada programa um tema diferente, desvendando fatos que marcaram a história da humanidade, até hoje.

Cada episódio é um estudo completo:

A série possui oito episódios de vinte e sete minutos de duração, mas cada um deles não tem necessariamente a ver com o outro, de modo que o espectador pode assistir na ordem que desejar. Inclusive, uma boa sugestão seria não maratonar a série. Pois, uma vez que cada capítulo contém muita informação, seria muito mais produtivo assistir a um capítulo. Em seguida, pesquisar por conta própria se os dados são mesmo da forma como foram apresentados. É assim que se estuda e se aprende.

Os episódios oferecem um cardápio tão variado quanto intrigante: “Os mistérios do Triângulo das Bermudas”, “Os 20 milhões de mortos da Grande Peste”, “Aprendendo a viajar no tempo”, “Do lobo ao cão”, “Apocalipse Zumbi. E se fosse real?”, “A Grande Extinção”, “O caminho para a Superinteligência Artificial” e “Aquecimento Global. Uma grande conspiração?”

Incio médio, mas com evolução:

Porém, um ponto negativo da produção foi ter mantido o piloto escrito para a série, sobre o “Triângulo das Bermudas”, para abrir a sequência. Tem um ritmo um pouco lento e uma narrativa fechada, o episódio termina sem muito desenvolvimento. Até os próprios atores sofrem com dificuldades de encontrarem as vozes dos personagens com a quantidade de contexto. No entanto, a partir do segundo melhora, e muito, e dali em diante o que vemos é um enorme sucesso em equilibrar os diversos elementos que constroem as narrativas de cada tema.

Efeitos Visuais e Conteúdo:

Em termos visuais, a série é uma verdeira aula de fotografia e inovação para apresentar estudos tão densos. É uma composição de elementos com direito a resolução 4K, cenários em estúdio muito bem projetados, filmagens em locação e a edição ágil que sempre marcou os vídeos de Castanhari no YouTube. As animações são espetaculares, trazendo de forma fantástica fatos, histórias e fenômenos que, de outro modo, seriam muito difíceis de representar em tela de maneira atraente.

A respeito do conteúdo de maneira geral é bem explicado e pesquisado, no qual é quase um livro de ciências e História. Os roteiros não fogem de ideias complexas, como a dilatação do tempo e a contração do espaço da teoria da relatividade ou a transmissão de doenças infecciosas.

Personagens compondo a produção:

 

Mundo Mistério
Felipe Castanhari, dra. Tay (Lilian Regina) e Betinho (Bruno Miranda) em Mundo Mistério

Sem dúvida, é quase impossível não elogiar o trabalho completo de Castanhari durante a produção, no qual está muito bem fazendo exatamente o mesmo papel que o consagrou no Youtube. Como comunicador, ele dialoga precisamente com seu público, com uma voz cadenciada e as palavras muito bem pronunciadas. Porém, como ator, talvez precise se soltar um pouco mais. O mesmo vale para Bruno Miranda, cujo personagem Betinho não deveria precisar ser lembrado o tempo todo da sua condição de estudante de supletivo.

No entanto, o destaque vai à boa interpretação de Lilian Regina, como a Dra. Thayane, no qual traz experimentos incríveis e falas muito importantes para o contexto atual da Humanidade. Assim como o querido dublador Guilherme Briggs (como a IA Brigss) traz curiosidades e visualiza certos efeitos em cada estudo.

Mundo Mistério tem uma pegada jovem e um ritmo que representam a maneira possível de promover a ciência entre o público atual. A série é acessível e divertida, com momentos de rir alto, intercalados com apresentações dramáticas e emocionantes. É programa educacional de primeira linha e uma senhora divulgação científica. Afinal, é um marco para uma nova geração de apaixonados pela aventura do conhecimento.

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO