Muito além da cultura pop, trouxemos uma lista exclusiva sobre Mitologia Grega e os livros para ler, além de Percy Jackson. Aliás, os contos estão presentes em diversas mídias que abordam elementos das civilizações que mais influenciaram a cultura contemporânea. Mas, tudo vai além de jogos, filmes e séries. Por isso, veja sobre Mitologia Grega e os livros para ler, além de Percy Jackson:
Leia também- Percy Jackson e os Olimpianos: Uma difícil e possível jornada
Mitos e heróis:
Os Mitos Gregos, de Robert Graves
Em primeiro lugar, temos essa coletânea incrível da Mitologia Grega. Publicado em 1955 pelo escritor britânico Robert Graves, o livro consiste em um compêndio de vários contos e narrativas da mitologia grega (e que nesta edição possui a introdução escrita por Rick Riordan).
Na publicação, temos as histórias de Hércules, Perseu, Zeus, Afrodite e muitos outros personagens fascinantes. Esse é um livro que vai agradar tanto curiosos sobre o assunto, como os estudiosos das lendas e das metáforas que os mitos gregos trazem.
O livro de ouro da mitologia: Histórias de deuses e heróis, de Thomas Bulfinch
Em seguida, temos Thomas Bulfinch, célebre historiador norte-americano falecido em 1867, e a obra é ainda hoje uma referência de divulgação da mitologia em escolas e universidades de todo o mundo. O autor traz um compilado dos melhores mitos gregos, nos quais ninfas e heróis veem seus destinos nas mãos de caprichosos deuses.
Stephen Fry, um dos mais aclamados atores e comediantes do Reino Unido, é um apaixonado pela mitologia. Desde criança, vem se encantando com os mitos gregos, tragédias e aventuras que servem de espelho aos cantos mais ocultos da alma e da psique humanas.
Em Mythos, ele reapresenta titãs, deuses e heróis aos leitores do século XXI, indo da criação do universo às grandes guerras dos homens, passando pelo surgimento da humanidade e por diversas histórias de amor, desejo, traição e vingança.
Romances e novas versões:
Natalie Haynes traz nesse romance contemporâneo uma nova versão do mito da Medusa, descontruindo a história com paixão e inteligência, por meio de uma nova versão literária deste clássico. Medusa é a única mortal em uma família de deuses, e a mais jovem das irmãs Górgonas.
Diferentemente delas, Medusa envelhece, passa por mudanças e tem fraquezas. Quando Poseidon, o deus do mar, ataca sexualmente Medusa no templo de Atena, a deusa fica furiosa, e, pela violação de seu espaço sagrado, Atena se vinga.
Ariadne, a princesa apaixonada pela luz da manhã e pela beleza da dança, cresceu ouvindo histórias de deuses e heróis. Mas essas histórias, contadas pela aia do castelo do grande rei Minos, não eram os únicos sons que ecoavam pelos corredores do palácio dourado: abaixo, muito abaixo das opulentas galerias, vindos dos cantos mais obscuros de um labirinto, os urros de um monstro demandavam sangue.
E esse monstro era seu irmão, o Minotauro. Quando Teseu, jovem guerreiro e príncipe de Atenas, chega disposto a derrotar a terrível criatura, Ariadne enxerga uma saída nos belos olhos verdes do herói. Desafiando a ira dos deuses, traindo a própria família e arriscando sua vida por amor, Ariadne ajuda Teseu a matar o Minotauro.
Agora, uma das releituras da Mitologia Grega mais famosas, atualmente. Perséfone, a jovem Deusa da Primavera, acabou de chegar no Olimpo. Criada no reino mortal pela mãe de pulso firme, Deméter, ela recebe a permissão para viver no mundo dos deuses enquanto se prepara para seguir a vida como uma virgem sagrada.
Quando a amiga Ártemis leva Perséfone para uma festa, sua vida muda completamente: lá ela conhece Hades, e o charmoso e incompreendido líder do Submundo desperta nela uma chama. Agora, Perséfone precisa aprender a lidar com as relações e as políticas confusas que regem o Olimpo, enquanto descobre seu lugar e seu próprio poder.
Confira também-Resenha: Lore Olympus (Vol.1), de Rachel Smythe