Desde seu início em 2013, Invocação do Mal é uma das franquias mais populares do terror moderno, com três filmes e cinco derivados. Enquanto que as tramas e assombrações variam de projeto para projeto, muito é baseado dos exorcistas vividos nas telonas por Patrick Wilson e Vera Farmiga. Afinal, os dois são figuras conhecidas nos EUA, tendo mais de 4 mil casos sobrenaturais investigados desde a década de 1950. Por isso, vamos compartilhar mais informações sobre esse casal tão marcante e que despertou a saga Invocação do Mal:
Quem são Ed e Lorraine Warren?!
Este casal de investigadores paranormais foram responsáveis por desvendar diversos casos de atividades sobrenaturais em diversos países. Sendo que os mais famosos foram Annabelle, Amityville, Snedeker e Enfield Poltergeist. Autores de diversas obras sobre seus casos, Ed era autodidata e demonologista e Lorraine era médium. Os dois se conheceram na adolescência, em Connecticut e também passaram por experiências sobrenaturais ao longo da vida. No entanto, Ed sempre gostou de coletar histórias de famílias que presenciavam situações fora do comum. Isso abriu espaço para que o casal pudesse investigar esses momentos e ajudar as pessoas.
A dupla trabalhou junto em casos que foram amplamente divulgados pela mídia, até que em 1952, fundaram a Sociedade de Pesquisa Psíquica da Nova Inglaterra (NESPR). A instituição tinha como objetivo investigar atividades paranormais. Devido a isso, tornou-se o grupo de caça fantasma mais antigo dos Estados Unidos. Eles possuem o “Museu do Ocultismo”, local onde estão todos os objetos que o casal encontrou em seus trabalhos. Ainda mais que representam um perigo para a sociedade por supostamente estarem possuídos. Entre esses objetos estão desde máscaras diabólicas a brinquedos e vestidos de noiva.
Como gerou a inspiração para o filme:
Porém, tudo mudou quando o diretor James Wan, famoso dentro do gênero do Terror e Ação, trouxe ao mundo cinematográfico a história da família Perron. Embora tenha uma narrativa ser intrigante, vemos a relação e parceria da dupla quando se trata de casa assombrada. A obra foi um grande sucesso e foi uma dos maiores bilheterias do ano de 2013. É valido mencionar que esse primeiro filme da franquia rendeu outros projetos, como “Annabelle” e ” A Freira”.
Todo material que foi utilizado para apresentar os casos são baseados nos livros publicados pelo casal e nas entrevistas. É claro que a produção teve uma liberdade a mais para reproduzir o lado “assustador” das histórias. Antes disso, os casos de Amityville e Poltergeist já haviam sido transformados em longas. Ambos com releituras atuais, mas sempre respeitando os fatos reais.
E o mais recente filme:
A trama de Invocação do Mal 3 é baseada no relato de Arne Cheyenne Johnson, o primeiro réu a se defender de uma acusação de homicídio sob a justificativa de ter sido possuído pelo demônio. Ocorrido em 1981, todo o julgamento teve bastante atenção midiática, e a família de Johnson inclusive buscou ajuda com o casal. A versão do longa dramatiza o evento real e conta como foi todo o processo.
O caso real envolveu originalmente o menino David Glatzel, de 11 anos, que sua família acreditava estar possuído por 43 demônios. Ele sofreu um exorcismo com a ajuda de Ed e Lorraine Warren, onde ficou completamente curado. Porém, esse demônio teria se transferido para Arne Johnson que, segundo testemunhas, não foi mais o mesmo depois dos eventos. Por isso, acabou assassinando seu seu senhorio Alan Bono meses mais tarde em 1981. Ele foi condenado e cumpriu cinco anos de sua sentença de 10 a 20 anos.
Confira o trailer do filme: