...

Segundo o dicionário online, o Cosplay é uma arte de se fantasiar com personagens de filmes, quadrinhos, games ou desenhos animados. Os cosplayers, como são chamados os que usam dessa arte, também têm que interpretar o personagem, com posturas, falas e poses características. Ultimamente se encontra muito enraizado na cultura pop, deixando, até mesmo, de ser um hobby e se tornando uma profissão.

Diferentemente dos que pensam o senso comum, essa cultura não surgiu no Japão e sim, nos eventos de ficção científica dos Estados Unidos, durante a década de 1930. Inclusive, o termo Cosplay, é uma abreviação das palavras em inglês “costume play”. Durante a primeira World Science Fiction Convention, ou WorldCon (convenção de ficção científica), em 1939, em Nova York, os americanos Forrest J. Ackerman e Myrtle R. Douglas, foram vestidos com vestimentas baseadas no filme Things to Come  (1936). Foi o primeiro cosplay da história.

Forrest J. Ackerman e Myrtle R. Douglas

O casal de amigos fez tanto sucesso, que o japonês Nobuyuki Takahashi levou a prática para o Japão e lá, o costume se popularizou. Fez tanto sucesso que começou uma verdadeira indústria no país asiático. Lojas, publicações e profissionais começaram a surgir no mercado.

Nos anos 1990, os animes vieram à tona, o que se intensificou mais ainda o cosplay. Nos Estados Unidos, o costume se fortaleceu e encontros dos fãs do desenho começaram a surgir. O termo cosplay foi logo se popularizando e mais cosplayers aderiram à prática.

Leia também: k-cover conheça a febre cover do k-pop

Já no Brasil, o costume chegou em 1997, com a segunda edição do MangáCon, organizado pela associação Abrademi, levando 30 cosplayers à presenciarem o evento. Nos anos seguintes, mais aderiram à prática, começando os primeiros concursos nacionais.

Falando em concurso, em 2003, surgiu o World Cosplay Summit (W.C.S), o maior concurso de cosplay do mundo, em Nagoya, no Japão. A primeira edição levou cinco cosplayers para frente de jurados, com sessões de fotos. O campeonato fez tanto sucesso que, atualmente, passou a incluir 34 países, com 68 cosplayers e agrega eventos como o Cosplay World Championship e o Cosplay Osu Parade.

World Cosplay Summit

O Brasil levou o título na edição de 2006. O Concurso Mundial de Cosplay consagrou os irmãos Maurício e Mônica Somenzari como os grandes vencedores. Dois anos depois, o título de campeão mundial de cosplay vai novamente para uma dupla de brasileiros: Gabriel Niemietz Braz e Jéssica Campos. Em 2011, o Brasil é tricampeão do W.C.S, e bicampeão por parte dos irmãos Maurício e Mônica Somenzari, que levaram o título por uma apresentação do game Final Fantasy XII. O Brasil já é considerado uma das principais referências internacionais quando se trata de cosplay.

Ou seja, mais do que simplesmente vestir uma fantasia, cosplay virou uma profissão, um estilo de vida. Os cosplayers assumem a personalidade de quem eles estão se vestindo, se transformam em novas pessoas. No Brasil mesmo, diversos eventos estão se formando, concurso de cosplay já virou algo comum e um novo mercado começou a surgir. De homenagem do fã para seus personagens, o cosplay virou uma nova prática artística. Se você é fã de anime, mangá, games e cultura nerd, seja bem-vindo a esse mundo.

Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI