Você já deve ter se deparado com esse termo pela internet em 2023, já que esse tipo de literatura está ganhando espaço entre os leitores. Mas se esse termo é novo para você, continua aqui que vamos te contar o que é e te dar dicas de livros nessa temática!
A literatura de cura veio para ficar?
Como o próprio nome já indica, healing fiction ou healing literature são livros acolhedores, de fácil leitura e sem grandes reviravoltas.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Estampados nas capas, bibliotecas, livrarias, cafés e mercearias anunciam o que os livros da onda batizada de “healing literature” vão dar aos leitores: ambientes de atmosfera acolhedora. São, segundo Tomás Pereira, sócio da editora Sextante, livros curtos que narram encontros de pessoas vivendo pequenos dramas. Tem ali uma figura sábia, alguns têm realismo mágico, viagem no tempo, animais que falam, muitos têm gatos como personagem”, diz.
Ele completa dizendo que o segredo do sucesso da healing fiction está na capacidade de transportar o leitor para ambientes tranquilos e intimistas, de conexão humana, onde as pessoas são percebidas. Para quem tem costume de jogar jogos leves e tranquilos, no estilo Animal Crossing ou Stardew Valley, pode-se dizer que esse termo seria o ‘cozy games dos livros’.
Agora que você já sabe o que significa, vamos a algumas indicações:
Vamos ler ‘literatura de cura’ em 2024?
A inconveniente loja de conveniência; Kim Ho-yeon
Best-seller na Coreia do Sul, A inconveniente loja de conveniência, de Kim Ho-yeon, é um romance sobre segundas chances e sobre como a solução de problemas aparentemente insolúveis pode estar mais perto do que se imagina. Dok-go mora na Estação Seul e passa seus dias olhando para a mesma loja de conveniência. Ele não tem lembranças do seu passado, mas sabe que daria tudo para beber uma dose de soju. Quando acha uma bolsinha com documentos e uma carteira, ele não faz a menor ideia de que sua vida está prestes a mudar.
Bem-vindos à livraria Hyunam-dong; Hwang Bo-Reum
Uma livraria comum num bairro pitoresco poderia passar despercebida. Mas a Livraria Hyunam-dong não é como as outras.
Yeongju tem se sentido desmotivada. Sua vida se tornou uma sucessão de frustrações e ela sente um vazio eterno no peito. Cansada de viver assim, ela decide deixar tudo para trás e colocar em prática um antigo sonho: abrir uma livraria.
Desde a infância, Yeongju encontra conforto nos livros, e abrir uma livraria parece ser a solução ideal para os seus problemas. Mas começar um negócio nunca é fácil, e ela precisa aprender que ser uma amante dos livros não é o suficiente para tornar o seu sonho realidade.
Meus dias na livraria Morisaki; Satoshi Yagisawa
Best-seller internacional, Meus dias na livraria morisaki é um mágico e comovente romance japonês sobre o poder da literatura. A jovem Takako perde tudo, mas se encontra na livraria que pertence a sua família há três gerações.
Takako é uma jovem de 25 anos que levava uma vida relativamente tranquila. Até que seu namorado, Hideaki, o homem com quem ela esperava formar uma família, anuncia que vai se casar com outra pessoa. De repente, a vida de Takako começa a desmoronar. Ela sai do emprego e entra numa depressão profunda. No auge do seu desespero, ela recebe uma ligação de Satoru, um tio que ela não via havia muitos anos…
A biblioteca dos sonhos secretos: Uma história sobre a magia dos livros e seu poder de conectar pessoas; Michiko Aoyama
Uma história sobre a magia dos livros e seu poder de conectar pessoas.
O que você procura? Essa é a pergunta que a enigmática Sayuri Komachi faz a quem visita a biblioteca do Centro Comunitário de Tóquio em busca de ajuda.
A lista de livros que ela recomenda sempre contém um título inusitado que se torna o agente de uma mudança.
Em cinco histórias independentes que se entrelaçam de maneira sutil, você conhecerá pessoas que estão em momentos diferentes da vida, lidando com situações como a frustração no trabalho, a falta de oportunidades, o medo do fracasso e a vontade de começar de novo.
E ai, qual deles você vai ler esse ano?