Mesmo se promovendo com astros e celebridades, vamos ver porque quase ninguém assistiu o Globo de Ouro 2023. Aliás, teve a pior audiência da história da premiação na TV americana. Segundo dados da Nielsen, apenas 6,3 milhões de espectadores acompanharam a cerimônia. Mas, por que isso aconteceu?! Vamos descobrir:
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Pior Audiência da História:
A TV NBC informou nesta quarta-feira (11) que a audiência do Globo de Ouro 2023 caiu para 6,3 milhões de telespectadores, algo que significa o menor número já registrado da história da cerimônia, muito por conta dos escândalos recentes. De modo que a audiência da noite de terça-feira (10) caiu em relação aos 6,9 milhões de 2021, e foi bastante inferior aos mais de 18 milhões de 2020. Especialmente, pelo evento não foi transmitida pela TV no ano passado.
Contratos e Programação:
A audiência da última noite, na NBC, trazem uma grande incerteza para o futuro da premiação. Tanto que o evento não tem um contrato de TV para o próximo ano. A outra questão é que a empresa rescindiu seu contrato plurianual de transmissão, e só concordou em transmitir a cerimônia deste ano de forma pontual, após o boicote de 2022. Através de um e-mail enviado à AFP, um porta-voz observou que “a cerimônia vai ao ar historicamente nas noites de domingo”, quando a audiência costuma ser mais alta. Anteriormente, beneficiou-se por ter ido ao ar após uma partida da NFL.
Em 2023, o evento foi exibido numa terça-feira, para evitar coincidir com a popular liga de futebol americano. Os números finais atualizados, incluindo os índices de audiência da plataforma de streaming Peacock, que também transmitiu a cerimônia ao vivo, serão divulgados posteriormente. Os índices de audiência dos programas de TV transmitidos ao vivo diminuíram nos últimos anos, principalmente entre o público mais jovem, que mudou sua forma de consumir entretenimento, inclinando-se para as redes sociais e o streaming.
Polêmicas:
Não podemos deixar de falar da falta de transparência e de diversidade que clamava por mais representatividade racial. Aliás, a premiação não apenas foi alvo de backlash declaratório, como perdeu sua transmissão na TV em 2022 e foi obrigada a considerar uma reformulação. Por isso, em setembro de 2022, a HFPA anunciou a adição de 103 novos membros, certificando-se de manter um painel diverso de participantes. Agora, 52% dos seus membros são mulheres e 51,5%, não-brancos (dos quais 19,5% são latinos, 12% asiáticos e 10% negros).
Se tudo isso dará passos significativos ou não com sua tentativa de recuperar algum grau de prestígio, saberemos em breve, já que o Globo de Ouro não terá transmissão oficial no Brasil. E também precisaria de uma mudança bem drástica para recuperar o prestígio que já teve.