...
Flip 2019 Autores

Flip 2019 Autores

A 17ª Festa Literária Internacional de Paraty está chegando com tudo. O evento , que acontece entre 10 e 14 de julho,  terá a presença de 33 escritores de 10 nacionalidades diferentes.  Sem contar que ,nesta edição, o autor Euclides da Cunha (1866-1909), famoso pela obra “Os Sertões”, será o grande homenageado.Serão, ao todo, 21 mesas que terão uma dinâmica um pouco diferente nesta edição da Flip. Algumas delas terão 1h15 de duração, como nos outros anos, e outras vão durar por volta de 45 minutos. Mas quem serão os grandes convidados da edição? Vamos descobrir agora:

1.Homenagem a Euclides da Cunha:

Flip 2019 Autores
Flip 2019 irá homenagear Euclides da Cunha

Walnice Nogueira Galvão, especialista na obra de Euclides da Cunha, faz a conferência de abertura da Flip 2019, que ganhou o título de Canudos. O título das mesas faz referência ao livro “Os Sertões” e seus cenários. Enquanto que o cineasta português Miguel Gomes, que prepara o filme Selvajaria, uma adaptação da obra de Cunha. Ele contará um pouco sobre a importância do livro.

2.Kristen Roupenian

A americana Kristen Roupenian é a autora estreante de Cat Person e Outros Contos, livro que surgiu a partir de Cat Person, texto publicado pela revista New Yorker e que viralizou em 2017. Ela participa junto com Sheila Heti de uma mesa que discutirá a maneira como as mulheres têm sido representadas na escrita.

Mesa 5: Bom Conselho – Quinta (11), às 17h 

3.Sheila Heti

Com formação em história da arte e filosofia pela Universidade de Toronto, a canadense Sheila Heti já publicou obras de ficção e não ficção, traduzidos para 21 línguas. Seu livro mais recente chama-se Maternidade, e traz uma narrativa peculiar que combina ficção, ensaio e autobiografia.

Mesa 5: Bom Conselho – Quinta (11), às 17h

4.Ismael Xavier

Autor de ‘Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome’ e professor emérito da USP,  é um grande crítico e teórico do cinema como um todo. Mas, especialmente do cinema nacional e é referência incontornável para entender a influência do sertão no cinema.

Mesa 16: Poço de Cima- Sábado (13) ás 15h30 

 

Flip 2019 Autores
Sheila Heti,Kalaf Epalanga e Grada Kilomba são alguns dos convidados da Flip 2019

 

5.Kalaf Epalanga

O angolano é conhecido como “poeta-cantor” pela imprensa portuguesa . Por isso, as sonoridades do ritmo africano são o fio condutor de seu terceiro e único livro publicado no Brasil, Também os Brancos Sabem Dançar, lançado em maio de 2018 pela Todavia. Classificado como autoficção, a obra comenta sobre o cenário musical em Lisboa. Incluindo temas como a intersecção entre cultura africana e europeia, a imigração, a marginalização da periferia e o racismo.

Mesa 7: Quirinquinquá – Quinta-feira (11) ás  20h30 

6.Grada Kilomba

Escritora, teórica, psicóloga e artista, a portuguesa Grada Kilomba lançará seu livro Memórias da Plantação: Episódios do Racismo Cotidiano durante a 17ª edição da Flip pela editora Cobogó. A obra, resultado de seu doutorado em filosofia na Freie Universitat em Berlim, analisa a herança colonial e patriarcal em busca de uma definição para o racismo contemporâneo.

Além desses nomes, teremos: Ayelet Gundar-Goshen, Marilene Felinto, Ayobami Adebayo, Sainz Borgo,Carmen Maria Machado, Jarid Arraes,Adriana Calcanhotto, Guilherme Wisnik, Nuno Grande,José Miguel Wisnik, Maureen Bisilliat e Gaël Faye. Além de  Marcela Cananéa, Marcelo D’Salete, José Murilo de Carvalho, Karina Sainz Borgo, Miguel Del Castillo, Ailton Krenak. Do mesmo modo que Braulio Tavares, Mariana Enriquez José Celso Martinez Corrêa, Grace Passô, Stuart Firestein, Cristina Serra, David Wallace-Wells e Amyr Klink também estarão presentes.

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO