Esse é um tipo de filme que enquanto estamos assistindo percebemos quão bom ele é, além de mostrar o que realmente importa nas histórias, os personagens, seus dramas e suas críticas. Três Anúncios Para Um Crime conta o drama de Mildred Hayes (Frances McDormand), em que sua filha é brutalmente assassinada e depois de meses, o assassino ainda não foi encontrado. Então, ela coloca os anúncios para chamar a atenção da população até resolver o caso.
Em muitos momentos, o filme tem um ar de faroeste. Desde de um personagem entrando em uma taberna, com portas batendo, até o xerife bem quisto pela população, além de possuir um certo humor negro, aliviando os inúmeros momentos de tensão. Tensão que é criada pelas críticas feitas à sociedade atual – a violência contra as mulheres, o racismo, a agressividade da polícia e o machismo. Atitudes essas que revoltam as pessoas no dia a dia e motiva Hayes a lutar.
É a típica produção em que os atores pegam o filme para si. As atuações de McDormand, Woody Harrelson e Sam Rockwell são o fogo que alimenta a história, merecendo as indicações ao Oscar que receberam. Frances McDormand consegue mostrar todas as facetas de uma mulher quebrada com extrema elegância, desde a brutalidade até a fragilidade, conseguindo passar todo o sofrimento, fazendo com que o público se identifique.
A personagem, Mildred Hayes, passa o tempo inteiro em um duelo de xadrez com o xerife Willoughby (Harrelson) e essa relação move o filme, em que a repercussão de suas ações refletem em todos os personagens, deixando os traços das personalidades agirem, acabando com a imagem de alguém completamente bom e completamente mau.
Por outro lado, o arco do policial Dixon (Rockwell) é o que chama mais atenção e que representa o diferencial da película com suas mudanças e imprevisibilidades que ocorrem o tempo inteiro.
Esses momentos são de tirar o fôlego e quebram a expectativa, além de sua relevância e discussão política, que mostram o porquê ele é o favorito ao Oscar. A parte estética pode não chamar tanta atenção, mas a sua essência conquista o público.