Sendo um sucesso no cinema e na literatura, vamos conhecer, em ordem cronológica, todos os livros da saga “Duna”de Frank Herbert. Aliás, a obra é considerada uma das ficções científicas mais vendidas de todos os tempos e mistura temas como misticismo, ecologia e política. Para apresentar mais desse universo, conheça todos os livros da saga “Duna”de Frank Herbert:
Veja também- Duna: Parte 2- Se jogando no lado épico
1.Duna
O primeiro livro da saga acompanha o conflito entre duas famílias poderosas: as dinastias Atreides e Harkonnen, que estão interessadas em uma especiaria encontrada apenas em Duna (também chamada de planeta Arrakis). A substância pode servir para prolongar a vida humana. Porém, ela não é facilmente coletada, já que vermes gigantes com até 450 metros de comprimento a protegem. Além disso, Duna é ocupada pelos Fremens, nômades que vivem abaixo das montanhas de areia. Eles acreditam que o protagonista Paul, da família Atreides, é o profeta que salvará Duna e temem pela ocupação da dinastia Harkonnen.
2.Messias de Duna
Doze anos se passaram desde a primeira história. Agora, Paul Atreides é considerado imperador e messias, trazendo a mistura entre Estado e Religião. Desta vez, Herbert procura valorizar o lado humano dos seus personagens, aliando também discussões mais políticas, filosóficas e religiosas à épica história de poder, vingança e redenção.
3.Os Filhos de Duna:
Nesta obra, Herbert procura desenvolver mais sobre as questões ambientais. Como o próprio nome diz, a história trata dos filhos gêmeos de Paul Atreides e se inicia nove anos após os acontecimentos de Messias de Duna. Os filhos de Atreides continuam com vastos poderes e permanecem no planeta Duna, que antes era desértico, mas agora está cada vez mais verdejante. Neste novo tempo as pessoas não precisam mais economizar água, que era rara naquele lugar. Por outro lado, os vermes de areia estão desaparecendo.
4.Imperador Deus de Duna
Leto, filho de Paul Atreides, tinha preparado o Caminho Dourado para a salvação da humanidade durante a obra Filhos de Duna, e agora tem parte do resultado na história do Imperador Deus de Duna.
Dessa forma, ele se transformou em um pré-verme de areia, não sendo mais considerado um ser humano, e agora é o Imperador Deus. Além disso, seu senso moral se modificou junto com a aparência.
5.Hereges de Duna
Mais de mil anos após a liderança do Imperador Deus Leto II se passaram e, agora, o planeta Rakis (antes conhecido como Arrakis) está em ruínas. De desértico passou a um planeta verde e, agora, volta novamente para o ciclo desértico. Em meio a essas mudanças, as Bene Gesserit encontram uma garota chamada Sheeana, que possui as habilidades dos Fremen. Essa garota, que causa furor religioso e pode realizar uma antiga profecia, tem o potencial de ser uma peça-chave para o destino da humanidade.
6.Herdeiras de Duna
O último livro narra a ação arrasadora de um misterioso culto matriarcal. Assim, a ordem Bene Gesserit se vê quase dizimada, o que representa uma terrível ameaça aos valores do Antigo Império. Na tentativa de se defender, a Irmandade recua e leva consigo os segredos dos vermes de areia e da fabricação de mélange, especiaria que prolonga a vida e acentua os poderes psíquicos das mulheres do grupo.