Para essa semana tão especial e marcante para a infância, confira as indicações da Intrínseca para o Dia das Crianças. Desde os pequenos até as interiores, cada narrativa vem com uma lição que podemos levar para a nossa vida. Portanto, confira as indicações da Intrínseca para o Dia das Crianças:
Veja também- Lançamentos da Intrínseca em Outubro/24
Canção da mudança, de Amanda Gorman, com ilustrações de Loren Long
A comovente e inspiradora obra sobre empatia, diversidade e cidadania marcou a estreia na literatura infantil da poetisa Amanda Gorman, que emocionou o mundo ao ler seu poema “O monte que escalamos” na posse do presidente dos Estados Unidos Joe Biden. Com ilustrações do renomado artista Loren Long e a narrativa sensível construída pela autora, a obra compõe uma melodia esperançosa, na qual uma jovem corajosa descobre o legado da ancestralidade, o valor da tolerância e do amor, e encontra personagens que, juntos, percebem que quando unimos diferentes vozes temos mais força para escrever a história. Em novembro, a Intrínseca lança Alguma coisa, algum dia, novo livro infantil da autora, que convida as crianças a construir um mundo melhor.
Mergulho na escuridão (Five Nights at Freddy’s: Pavores de Fazbear, vol. 1), de Scott Cawthon e Elley Cooper
Sucesso absoluto entre os leitores, o primeiro volume da série Pavores de Fazbear, derivada do universo de videogames Five Nights at Freddy’s, apresenta três histórias que dão um simples recado: cuidado com o que deseja. As tediosas férias de Oswald tomam um rumo sinistro quando ele descobre um segredo sombrio na piscina de bolinhas da Pizzaria Jeff’s. Sarah vê seus sonhos serem realizados ao resgatar uma boneca misteriosa, mas logo acaba dentro de um pesadelo. Confrontada por uma criatura implacável, Millie se arrepende de ter desejado a própria morte. Neste ano, a Intrínseca já lançou outros três volumes da série: Caçador, Hora de acordar e Chegue mais perto. Além dos contos, o epílogo de cada livro conta com partes que se conectam para contar a história de uma investigação perturbadora.
A fúria da Deusa Tríplice, de Rick Riordan
Para conseguir se formar no ensino médio e ir para a faculdade, Percy tem que cumprir três missões para os deuses gregos. Em O cálice dos deuses, primeiro livro da nova trilogia que narra as aventuras do último ano do semideus na escola, Percy teve que recuperar o poderoso cálice do deus Ganimedes. Agora, ao lado de Grover e Annabeth, o jovem terá que cuidar dos pets da deusa Hécate enquanto ela passa o Halloween fora. Os amigos foram orientados a não tocar em nada e a manter a casa em ordem, mas, quando os dois animais fogem, o trio vai precisar de muita perspicácia e da ajudinha de alguns amigos para encontrá-los e deixar a casa novinha em folha antes que a assustadora deusa de três cabeças retorne ao lar.
Jogo dos Ladrões, de Kayvion Lewis
Primeiro livro de Kayvion Lewis publicado no Brasil e com adaptação audiovisual em andamento pela Lionsgate, a obra conta a história de Rosalyn, jovem que vem de uma importante família de ladrões, mas que só quer entrar na faculdade e levar uma vida normal. No entanto, seus planos de fugir dessa realidade são atrapalhados quando a mãe dela é sequestrada. Para resgatá-la, Rosalyn precisa entrar no temido Jogo dos Ladrões, uma competição mortal, mas com um prêmio inestimável: a realização de qualquer desejo do vencedor. Enfrentando missões árduas, adversários que mexem com suas emoções e grandes reviravoltas, a jovem se questiona: dá para confiar em um ladrão?
Minha vida é um k-drama, de Gaby Brandalise
Em seu primeiro livro publicado pela Intrínseca, a curitibana Gaby Brandalise conta a história de Talita, adolescente que arma um plano mirabolante para aprender a beijar antes de ir à Festa de Inverno do colégio com seu crush. Após se encantar com o beijo entre os protagonistas de um k-drama, a garota decide convencer Joon, o único aluno coreano da escola, a ser seu “professor”. Em meio a episódios constrangedores da adolescência — incluindo conflitos com as amigas e um escândalo desencadeado pelo TikTok — e ao divórcio dos pais, ela ainda deve resolver uma dúvida que pulsa em seu coração. Afinal, conforme se aproxima de Joon, Talita questiona quem realmente deve ser seu par na festa.
Robô selvagem, de Peter Brown
Com uma adaptação estrelada chegando aos cinemas em outubro, o emocionante livro de Peter Brown narra o inesperado encontro da tecnologia com a natureza. Após um tornado, a robô Roz acorda em uma ilha misteriosa e precisa se adaptar à nova realidade. Ela tenta sobreviver em meio aos animais, observando e realizando tarefas. De fugir de perigos a virar mãe adotiva de um ganso, passando por fazer amigos mesmo quando todos a chamam de “monstro”, Roz aprende a fazer parte da comunidade da ilha e cria uma verdadeira família. Fruto de oito anos de dedicação do autor, o livro traz lições sobre bondade, relacionamentos e impacto ambiental.
Não perca também- Robô Selvagem: Maternidade e pertencimento
O Luto é um elefante, de Tamara Ellis Smith, com ilustrações de Nancy Whitesides
Quando perdemos alguém que amamos, sentimos uma dor tão grande que até respirar fica difícil. É como se de repente um elefante invadisse nossa casa, ocupasse todos os cômodos e nos prendesse ao chão com suas grandes patas. Nesta obra tocante, a beleza e a ternura das palavras de Tamara Ellis Smith e das ilustrações de Nancy Whitesides nos mostram que, com o passar do tempo, o luto se transforma. Ele fica cada vez menor, cada vez menos sufocante, iluminando a noite mais escura e nos ajudando a trilhar nosso caminho, embalados pelo amor e pelas lembranças.
Zachary Ying e o Imperador Dragão, de Xiran Jay Zhao
Depois de construir uma distopia futurista no sucesso Viúva de Ferro, Xiran Jay Zhao surpreendeu com seu primeiro romance infantojuvenil. Nesta obra cheia de referências à história e à mitologia chinesas, Zachary Ying não sabe muito sobre sua herança cultural. Sua mãe trabalha muito, e as escolas dos Estados Unidos só abordam assuntos da cultura ocidental. Por isso, ele se vê completamente despreparado quando descobre que é descendente do Primeiro Imperador da China e nasceu para hospedar seu espírito em uma missão vital: selar o portal que leva ao submundo chinês e impedir que seres malignos se espalhem pelo reino mortal. Sua jornada é uma história sobre identidade, liberdade religiosa, sexualidade e muitos outros temas cativantes.
Avatar: a lenda de Aang — A promessa, de Bryan Konietzko, Michael Dante DiMartino, Gene Luen Yang, Gurihiru e Michael Heisler
No quadrinho best-seller do New York Times, acompanhamos a jornada completa de Aang, Katara e Sokka depois que a paz é restabelecida entre as quatro nações. Após Zuko se tornar Senhor do Fogo, ele promete ajudar Aang em seu projeto de realocar os moradores de uma colônia da Nação do Fogo localizada no Reino da Terra. No entanto, o plano não funciona como o esperado, e os dois povos ameaçam entrar em guerra a qualquer momento. Aang e seus amigos precisam correr contra o tempo para impedir que o mundo entre em conflito novamente e que sua amizade com Zuko seja destruída por uma terrível promessa.