Marcartes na literatura, vamos relembrar e comentar sobre aqueles Clichês Literários que nunca saem de moda. Afinal, eles nos envolvem qualquer narrativa e trazem enredos marcantes, dignos de best-seller. Por isso, confira alguns Clichês Literários que nunca saem de moda:
Veja também- O que são tropes literárias? Entenda!
O herói órfão e/ou que sofreu muito:
Ao abrirmos um livro de Fantasia há uma grande chance de encontrarmos um herói órfão, que perdeu os pais muito cedo e tem levado uma vida difícil desde então. Este é um dos clichês mais comuns, até mesmo As Crônicas de Gelo e Fogo já trabalharam em algo assim com o personagem Jon Snow. A razão disso é muito simples: protagonistas que sofreram muito despertam a empatia do leitor.
A(O) Escolhida(o):
Esse lidera as histórias de fantasia. O(A) personagem principal tem sua vida tranquila e longe de toda confusão do mundo. Até que batem na casa dele(a), avisam que existe uma longa missão pela frente e que só ele(a) pode resolver todo o caos. Quem nunca ouviu falar de uma história assim? Mas a verdade é que a gente ama e fica esperando pelo fim de qualquer jeito.
A verdadeira força está dentro de você:
Apesar de haver magia, feitiços incríveis, superpoderes ou armas poderosas, não é nada disso que vai derrotar o grande vilão no final. O herói vencerá o antagonista com o amor – a arma mais forte o mundo, ou superará um grande desafio com o poder da amizade.
Triângulo Amoroso:
Esse é um dos maiores da história da literatura. Quem nunca ficou na dúvida de com quem a mocinha ou o mocinho vai terminar? Triângulos bem construídos nos deixam aflitos pelo final, mas em outros casos sempre tem alguém sobrando e a gente realmente já espera o final.
Amor Proibido:
O casal que não pode ficar junto é um dos líderes nesse segmento também. Ou as famílias são rivais, ou as famílias não aceitam quem o outro é, ou eles vão mudar de cidade, entre outros fatores. Sempre tem algo que tenta impedir o amor entre os protagonistas das histórias, mas do lado de cá a gente vibra, chora e nas últimas páginas torce mais do que nunca para que tudo dê certo.
Se apaixonar pela pessoa que odeia:
E aquele casal que sai no tapa todas as vezes que se encontram, enchem um ao outro de desaforo, mas a gente sente que tem um negócio ali? Os famosos “cão e gato” também são destaques nos clichês que conquistam os nossos corações e a cada vez que eles se encontram, as coisas vão mudando e nós vamos nos apaixonando juntos.
De amigos para amantes:
Outro clássico dos clichês é essa paixão avassaladora que é descoberta com o passar do tempo. Os amigos estão juntos até que, de repente, um olha de maneira diferente para o outro, começa a reparar em coisas que nunca reparou antes e nós já esperamos por esse final em que torcemos desde o início, não é mesmo?