Com um evento inédito em conjunto com um livro marcante, Cine Subaé traz as reflexões de Caetano Veloso nos anos 60. Aliás, a obra da Companhia das Letras, com organização de Claudio Leal e Rodrigo Sombra, reúne críticas e depoimentos desde a década de 60. Inclusive, época em que Caetano sonhava em dedicar sua vida à direção de filmes. Portanto, veja tudo sobre Cine Subaé:
Não perca também- Caim: O olhar de José Saramago sob o mito bíblico
Sinopse:
Cine Subaé reúne críticas e depoimentos desde a década de 60, época em que Caetano sonhava em dedicar sua vida à direção de filmes. O material era publicado no santamarense Archote e em periódicos da capital baiana – muitos deles inéditos em livro. São colunas de jornais, entrevistas, depoimentos e comentários que revelam as predileções, reflexões as criações de trilhas e o vasto repertório cinematográfico do compositor.
Com organização de Claudio Leal e Rodrigo Sombra, Cine Subaé é um precioso testemunho que atesta o impacto que o Cinema Novo, as películas exuberantes norte-americanas, o neorrealismo italiano e o existencialismo das fitas francesas tiveram sobre a formação cultural de Caetano Veloso.
Sem contar que…
Com 64 textos – destes, 46 inéditos em coletâneas de Caetano –, 12 entrevistas e 76 fragmentos de opiniões sobre filmes e diretores, o livro contribui tanto para a história do cinema brasileiro. Especialmente, como para a revisão do impacto múltiplo do movimento tropicalista sobre a cultura do país. Inclusive, traz ainda três argumentos inéditos de filmes jamais realizados pelo compositor, que dirigiu dois videoclipes e um só longa, O Cinema Falado (1986).
Caetano escreveu uma introdução inédita para o volume. Ao longo de mais de seis décadas, seus textos discutiram os trabalhos de Anna Karina, Carmen Miranda, Federico Fellini, Giulietta Masina, Glauber Rocha, Helena Ignez, Jean-Luc Godard, Julio Bressane, Kléber Mendonça Filho, Pedro Almodóvar, Rogério Sganzerla e Woody Allen, entre outros nomes marcantes do cinema nacional e internacional. Ou seja, Cine Subaé é também uma ode à experiência de ver filmes em grandes salas de rua.
Um evento mais do que especial:
Agora, dia 21 de maio, acontece o evento de lançamento de Cine Subaé, novo livro de Caetano Veloso, no Teatro Clara Nunes. Com realização da Companhia das Letras, em parceria com a Janela Livraria e o Teatro Clara Nunes, o encontro terá parte do lucro destinado para a Ação 342 RS, que arrecada fundos para ajudar os artistas e trabalhadores da cultura que estão sofrendo com a tragédia climática das enchentes do Rio Grande do Sul. Para saber mais, é só conferir aqui embaixo:
Lançamento de Cine Subaé – escritos sobre cinema (1960 –2023)
Conversa com Caetano Veloso e os organizadores do livro Claudio Leal e Rodrigo Sombra
Local: Teatro Clara Nunes – Shopping da Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea – Rio de Janeiro
Abertura da casa: 19h | Início do evento: 20h
Ingressos na bilheteria do teatro e via Sympla
Preços:
Ingresso solidário especial: R$129,90 (+ taxas)
(inclui: entrada + 01 exemplar do livro Cine Subaé + apoio à Ação 342 RS)
Ingresso inteira: 259,80 (+ taxas)
Ingresso meia: R$ 129,90 (+ taxas)