...
Veja sobre obra de  José Saramago, Caim

Trazendo o olhar de José Saramago sob o mito bíblico, Caim é uma das leituras obrigatórias do vestibular 2024 da Uerj. Aliás, a obra veio para questionar a religião e a condição humana. Portanto, vamos ver mais da obra de  José Saramago, Caim:

Resumo da história:

“Caim” é uma obra que recria o mito bíblico de Caim, o filho de Adão e Eva, que comete o primeiro assassinato ao matar seu irmão Abel. No entanto, José Saramago apresenta uma perspectiva única e provocativa sobre essa história, questionando os fundamentos da religião, a moralidade e a natureza divina.

A narrativa começa com Caim sendo expulso do Paraíso, após o assassinato de Abel, e vagando pelo mundo em busca de compreensão e redenção. Em sua jornada, ele encontra diversos personagens bíblicos, como Adão, Eva, Abraão, Noé, Moisés e até mesmo Jesus Cristo. Cada encontro é uma oportunidade para questionar as ações e motivações de Deus, bem como para confrontar as contradições e injustiças do mundo divino.

Saramago utiliza um estilo literário característico, com longas frases e diálogos sem marcação de falas, criando uma atmosfera densa e reflexiva. O autor explora temas como o livre arbítrio, a responsabilidade moral, a violência e a natureza do divino, desafiando as concepções tradicionais da fé e da religião.

“A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele”

Ao longo da narrativa, Caim se torna um crítico incisivo das ações divinas, questionando a justiça de Deus diante do sofrimento humano e da injustiça. Suas reflexões e diálogos com outros personagens revelam um profundo ceticismo em relação à autoridade divina e uma busca por significado e redenção em um mundo repleto de contradições e dilemas morais.

E ainda temos uma personagem interessante:

Interessante também é o envolvimento com Lilith, com quem Caim vive um tórrido romance narrado por Saramago com muita sensualidade. Lilith, (personagem que não se encontra no evangelho) possui diversos amantes, sob o olhar passivo do marido Noah. Quando Lilith conhece Caim se encanta por ele que se torna seu único e devoto amante. O interessante é que em nenhum momento Lilith omite seus atos, ou foge de sua natureza, fazendo com que um comportamento “moralmente questionável” seja encarado com naturalidade pelo leitor, já que ela é sincera a ponto de afirmar à Noah que não o respeita e não esconde sua paixão por Caim, provocando a ira de Noah. Lilith se torna um dos diversos paradoxos morais abordados por Saramago.

Destaco também a escolha de Caim como protagonista, o anti- herói da bíblia que mata o irmão tomado por ira e inveja e passa a conviver com a culpa de seus atos, rancoroso na mesma proporção com relação a Deus. Através de seus embates ideológicos com o criador percebemos que o mesmo Caim que foi capaz de matar o irmão por inveja nos traz importantes reflexões, seja ao salvar Isaac ou questionar a morte de crianças inocentes durante a destruição de Sodoma. Esta “contradição” no comportamento do assassino condenado por Deus reforça a ideia de que ele guardava em si à dicotomia bem x mal inerente a todo ser humano.

E concluindo…

Portanto,”Caim” é mais do que uma simples recontagem do mito bíblico. Afinal, é uma obra que desafia as convenções religiosas e morais, convidando os leitores a questionar suas próprias crenças e assumir uma postura crítica diante das complexidades da existência humana.

Filmes de romance icônicos na MAX Filmes de romance com Glen Powell Lista com todos os filmes com Barry Keoghan Fantasias que são volume único Doze indicações da Intrínseca para o Dia do Orgulho Geek Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã!