Faltam alguns meses para a Bienal do Livro Rio 2025 e já tivemos o aviso que Book Park reforça presença de marcas não endêmicas. Na verdade, o formato inovador de parque de diversões literário consolida o festival como um canal de experiências imersivas para público amplo e diverso. Portanto, vamos falar da Bienal do Livro Rio 2025 e o Book Park :
Veja também- Bienal do Livro 2025: Book Park e novas atrações para o evento
Um novo conceito:
De fato, a Bienal do Livro Rio vem despertando a atenção de muitas marcas que querem se apropriar desse espaço de interação genuína e enxergam uma oportunidade única de troca com o público. O evento vai extrapolar o diálogo entre as diferentes narrativas, trazendo as histórias embaladas por um novo conceito de Book Park. Aliás, amplia ainda mais as possibilidades de ativação para marcas não endêmicas ao mercado editorial. E o livro, claro, permanece como protagonista deste parque de diversões literário.
Assim como a Shell Brasil – que abraça a cota ‘Apresenta’ –, grandes marcas de diferentes segmentos renovam sua presença no festival, como Itaú, Suzano e BIC, comprovando a relevância da Bienal do Livro Rio e retorno sobre a participação. Além disso, empresas como Faber-Castell, Grupo Cataratas, Paper Excellence, o app de livros Skeelo e o operador portuário MultiRio se juntam ao time de apoiadores, conquistando visibilidade e conhecimento de marca para os fãs da Bienal de todas as idades – um público amplo e diverso. Muitos dos patrocinadores também participarão deste evento tão efervescente oferecendo experiências aos visitantes.
Além disso…
Espaços como o “Palco Apoteose”, que terá uma curadoria conjunta formada por Thalita Rebouças, Clara Alves, Rosane Svartman e Clélia Bessa, e a “Praça Além da Página” – um ponto de encontro para leitores compartilharem histórias, viverem desafios literários e explorarem a literatura de forma imersiva e interativa – terão os naming rights da Shell Brasil, que também assina a Cota ‘Sustentabilidade’, cuja missão é a neutralização de carbono e descarte responsável de resíduos.
A Suzano, por exemplo, volta à Bienal, desta vez festejando os 25 anos do Café Literário, que tradicionalmente concentra as discussões mais profundas, com curadoria composta por nomes de peso como Lázaro Ramos, Flávia Oliveira, Luiz Antônio Simas, Pedro Pacífico (Bookster) e Bianca Ramoneda.
Já a Paper Excellence está patrocinando a Praça de Autógrafos e uma das grandes novidades desta edição: o Labirinto de Histórias, espaço interativo onde os livros ganham vida de forma lúdica. Além disso, ainda haverá um “Escape Room” temático patrocinado pelas editoras, oferecendo uma experiência imersiva inédita. Há ainda finalização de contratos com uma concessionária de energia e uma empresa de telefonia.
Bienal do Livro 2025:
Apresentada pelo Ministério da Cultura e Shell Brasil, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Bienal do Livro Rio 2025 vai acontecer de 13 a 22 de junho de 2025, no Riocentro, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Além das marcas já confirmadas, outras negociações estão em andamento e prometem trazer ainda mais novidades para o evento, ampliando o impacto e a diversidade de ativações no Book Park. A expectativa é de que novos patrocinadores e apoiadores sejam anunciados nos próximos meses.