É fato que Batman (1989) redefiniu a indústria dos quadrinhos no cinema, com direção de Tim Burton e com Michael Keaton no papel principal. Ainda é ainda é o favorito de muitos que tem, na lembrança, este filme como um dos primeiros e mais memoráveis contatos com o Cavaleiro das Trevas. Devido a isso, confira aqui algumas curiosidades sobre o filme que marcou o gênero de heróis:
1.Por que Tim Burton?
Depois de muitos diretores serem considerados, o comando do filme terminou nas mãos de Tim Burton. No entanto, ele era um cineasta novato de 30 anos de idade, com apenas dois longas no currículo – As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985) e Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, 1998). Inclusive, o sucesso do segundo, lançado pela própria Warner, que fez os produtores escolherem Burton de vez.
No filme do homem morcego partiu a ideia para a criação daquele universo particular. Acima de tudo, ele englobou a construção de Gotham City e sua direção de arte, o visual dos personagens, a trilha sonora de Danny Elfman, e os demais elementos. O visual do herói mistura elementos típicos do cinema noir. Com uma criminalidade pulsante, sombras e cenários de angulações distorcidas, do expressionismo do cinema alemão, vide F.W. Murnau.
2.Atores
Alec Baldwin, Matthew Broderick, Kevin Costner, Tom Cruise, Daniel Day-Lewis, Tom Hanks, Kevin Kline e Bruce Willis foram considerados para o papel de Batman/Bruce Wayne. No fim, o papel foi para Michael Keaton. Porém, causou uma grande controvérsia entre os fãs de quadrinhos. Além disso, 50 mil cartas de protesto foram enviadas para os estúdios da Warner Bros.
3.Robin Willians
A princípio, o papel de Coringa foi oferecido para Robin Williams quando Jack Nicholson hesitou. Ele até mesmo já havia aceitado, quando os produtores falaram para Nicholson que Williams pegaria o papel se ele não aceitasse. Nicholson aceitou fazer o personagem e Williams foi “liberto” de seu contrato.
Porém,Williams ressentiu ser usado como isca e não apenas se recusou a ser o Charada em “Batman Eternamente”, assim também não fez parte de nenhuma produção da Warner Bros, até que o estúdio tivesse se desculpado.
4.Bat-Humor
Michael Keaton não conseguia ouvir quando estava usando o uniforme. Ele também disse que sua claustrofobia o ajudou a conseguir o humor ideal do Batman. Mesmo que ficava ainda mais introvertido, já que ele queria que o personagem fosse afastado e fechado.
5.Vicki Vale Loira?!
A atriz Kim Basinger tinha cabelos loiros durante as filmagens, enquanto Vicki Vale era ruiva nos quadrinhos. Porém, de acordo com o criador do Batman, Bob Kane, Vale deveria ser loira. Portanto, seu cabelo saiu vermelho devido um erro de colocação em sua primeira aparição.
6. Mudanças
Originalmente, no clímax do filme, o Coringa iria matar Vicki Vale, fazendo com que o Batman ficasse furiosamente vingativo. Entretanto, Jon Peter reescreveu o final sem dizer a Tim Burton e pediu para o designer de produção criar um modelo duma catedral de 12 metros. Desse modo custou cem mil dólares a mais do que o limite da produção.
7.Origem alterada
Nos filmes, o assassino dos Waynes é Jack Napier, que mais tarde, se tornaria o Coringa. Mas, nos quadrinhos o assassino deles é Joe Chill. O método do assassinato e os efeitos e consequências que o evento causou na vida de Bruce são os mesmos nos quadrinhos e no filme. O cenário envolvendo Joe Chill seria utilizado no cinema em Batman Begins, de 2005.
8.Banido
Tim Burton recebeu um longo banimento de todos os eventos de quadrinhos após a liberação do filme. Isto é devido a ele ter mudanças fundamentais do original dos quadrinhos. Principalmente,com a decisão de colocar o Coringa como assassino dos Waynes e, estranhamente, o fato de Vicki Vale ter entrando na Batcaverna. Burton revela isso em um comentário do DVD do filme, onde também nega ser o responsável por essas decisões.
9.Bob Kane
O criador do Batman, Bob Kane, iria fazer uma aparição no filme (semelhante as de Stan Lee nos da Marvel, atua.lmente). Porém ficou doente e a cena não foi reagendada. Contudo, teve uma breve aparição em “Batman: Eternamente”.
10.”Eu sou Batman”
Você sabia que a frase imortalizada por Michael Keaton foi ideia do próprio ator. No roteiro original Batman diria ao meliante “Eu sou a noite!”, mas o intérprete veio com a famosa fala minutos antes da cena ser filmada.