Parece que 2018 foi um excelente ano para a Warner Bros. O estúdio quebrou seu próprio recorde de arrecadação, somando a maior bilheteria de sua história com cerca de $42.2 bilhões de dólares em ingressos vendidos no mundo inteiro. Esse número superou a arrecadação de 2017, com $39.8 bilhões de dólares, um aumento de 6%. O aumento se deu graças aos mercados estrangeiros, onde quebrou recordes em 21 países, incluindo Rússia, Ucrânia e China, no qual foi um dos países que mais renderam dinheiro ao estúdio, com mais de $951 milhões de dólares. Isso vem com a primeira aventura solo do rei dos mares, que teve a maior bilheteria que um filme da DC já teve.
Com mais de $850 milhões de arrecadação, enquanto que Nasce Uma Estrela, o filme estrelado por Lady Gaga, Aquaman foi o único filme do estúdio a bater $200 milhões na América do Sul. Outros grandes sucessos de bilheteria da empresa no ano passado foram Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindenwald ($631 milhões), Jogador Número 1 ($528 milhões) e Megatubarão ($528 milhões). Esse sucesso todo faz com que a Warner fique abaixo apenas da Disney, que chegou quebrando seu próprio recorde esse ano. Além disso, a obra conseguiu ultrapassar a maior bilheteria da DC desde “O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, de 2012.
O Rei da Atlântida foi enormemente ajudado pelo interesse estrangeiro, com as vendas internacionais responsáveis por 75% da receita do filme – uma porcentagem significativamente maior do que os outros títulos DCU (China lidera o caminho, onde Aquaman arrecadou US $ 279 milhões para se tornar o o segundo maior filme de super-heróis de todos os tempos atrás de Avengers: Infinity War).
Tom Molter, chefe de distribuição internacional da Warner, comentou sobre isso ao site Variety:
“Filmes não-tradicionais funcionaram muito bem nestas regiões, o que foi muito interessante. Isso significa que o público está bastante receptivo sobre ir quanto a ir assistir filmes e ver boas histórias. É muito encorajador. A China é um lugar interessante porque é muito imprevisível. Quando você consegue emplacar um filme que ressoa com o público chinês, isso faz uma grande diferença.”
O elenco de Aquaman conta com Jason Momoa (Aquaman), Amber Heard (Mera), Nicole Kidman (Rainha Atlanna), Patrick Wilson (Orm), Willem Dafoe (Nuidis Vulko) e Dolph Lundgren (Rei Nereus). James Wan, de Velozes e Furiosos e A Invocação do Mal dirige o filme. Já o roteiro foi desenvolvido pelo escritor de Caça aos Gangsters, Will Beall e baseado em uma história idealizada por Geoff Johns e o próprio James Wan.
Fonte: Entertainment Weekly e Variety.