...

O Oscar está chegando e com ele abrimos um leque enorme de questionamentos, um deles é na área de animações. Este ano temos na categoria filmes como: O Poderoso Chefinho, Viva – A Vida é uma Festa, O Touro Ferdinando, Com Amor, Van Gogh e The Breadwinner. Podemos dizer que são filmes para crianças, mas se observarmos com um pouco mais de atenção, enxergaremos desenhos com muito mais profundidade do que qualquer outro filme.

Era tempo que a Pixar, por exemplo, fazia desenhos apenas para crianças. Mas hoje em dia conseguimos assistir animações com muito mais sentido e profundidade nos pensamentos, como por exemplo, Divertidamente, que por pouco mães não fizeram boicote por ensinar as crianças a “fugir de casa”, sério isso? As pessoas tendem a buscar sempre algo para reclamar. Esse grupo de pessoas não pensa no tamanho significado que essa animação tem não só para crianças, mas para adolescentes.

Resultado de imagem para divertidamente gif

O filme aponta que não existe sentimento bom ou ruim, todos se conectam e formam o que somos durante o dia. A tristeza é necessária para vivermos, lembrarmos de coisas e seguirmos em frente, que o medo é algo que nos ajuda a sobreviver, afinal, esse sentimento nos livra de grandes enrascadas.

As pessoas acham ainda que desenho é apenas para criança, errado. Animações, principalmente hoje em dia, trazem consigo uma carga de reflexão muito grande, um ensinamento para as crianças e para os adultos, afinal, não existe idade para ver um bom e velho desenho animado. Nos indicados ao Oscar, desde O Poderoso Chefinho até The Breadwinner, contam histórias e aprendizados que podem servir para todas as idades.

Qual filho único que não tem ciúmes quando descobre que vai ter um irmãozinho? Seria muito mais divertido ele ter um outro olhar para essa criança, assim como acontece no O Poderoso Chefinho, que não é nada mais que uma sátira do clássico de Mario Puzo. Outro também que sem dúvidas arrancou muitas lágrimas de quem assistiu foi Viva – A Vida é uma Festa. Esse desenho busca tocar na alma das pessoas: O que você não faria para não perder o seu melhor amigo, mesmo ele sendo um cachorro? A amizade entre o menino e o cão os levam para um mundo mágico e mostra que a morte pode ser um lugar bem mais divertido do que imaginamos. Nessa mesma pegada temos O Touro Ferdinando. Temos que ser leais a aqueles que amamos.

Resultado de imagem para o poderoso chefinho gif

E quem disse que animações não podem ser sobre o pós-impressionismo? Com Amor, Van Gogh está aí para provar que até as artes clássicas e grandes pintores podem tornar-se algo agradável e interessante para as crianças verem. O que falar de The Breadwinner? É uma animação incrível que merece todo o destaque ao contar a história de Parvana, que se disfarça como um menino para poder arrecadar dinheiro para sua família quando seu pai é preso injustamente. A animação também explora mais da história, cultura e belezas do Afeganistão.

Ou seja, animações em sua maioria das vezes são mais animações, não existe “É desejo então só criança pode ver” errado, mais uma vez, cada uma dessas produções foi estudada e explorada de um jeito para que quem assiste consiga captar sua real intenção, pois elas trazem em si uma bagagem muito profunda, de história e sentimentos que muitas das vezes nós viramos a cara tentando esquecer que elas existem. E não existe forma mais singela que um desenho animado.

DIA NACIONAL DO LIVRO NA INTRÍNSECA 10 Animes disponíveis na MAX Filmes e séries com Bill Skarsgård Livros para o Dia do Orgulho LGBTQUIAPN+ Filmes de romance icônicos na MAX Filmes de romance com Glen Powell Lista com todos os filmes com Barry Keoghan Fantasias que são volume único Doze indicações da Intrínseca para o Dia do Orgulho Geek Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores