Depois do burburinho da Globoplay ou Netflix comprar os direitos do conteúdo do grupo mexicano Televisa, comecei a relembrar meus tempos de criança que perdia a hora assistindo no SBT as minhas novelas favoritas. Então para criar uma nostalgia, listei as minhas 5 novelas mexicanas favoritas que mereciam mais destaque aqui no Brasil.
A Madrasta
Essa é uma novela mais adulta, mas que eu assistia junto da minha mãe e adorava o clima de mistério e de quem matou a esposa do Esteban. Ela foi lançada em 2005 e tinha no elenco Victoria Ruffo, César Évora, Ana Martin e Sabine Moussier, grandes nomes da tv mexicana.
A novela contava a trajetória de Maria encontra sua amiga morta e, no desespero, recolhe a arma do crime. Tornando-se a maior suspeita, é julgada e condenada à prisão. Vinte anos depois, Maria é solta e tem apenas um objetivo: descobrir o verdadeiro culpado pela morte de sua amiga.
Amigas y rivales
Essa foi uma das novelas mexicanas que fez muito sucesso quando passou, porém nunca foi reprisada. Até achamos que isso iria acontecer quando a Anahí estourou em Rebelde, mas nem isso fez o SBT passar a novela novamente. Outra atriz famosa que faz parte do elenco principal é Ludwika Paleta, da série Madre Solo hay Dos da Netflix.
A história gira em torno de quatro garotas de 21 anos que provêm de diferentes classes sociais. A primeira é Laura, uma garota estudiosa, sensível e séria de uma família de classe média. Helena Delaor é filha de um empresário milionário. No início, há muitos atritos entre as duas devido à diferença de classes, mas aos poucos um forte vínculo de amizade se formará entre elas. Helena é a típica garota rica, dissipada e irresponsável, para quem a promiscuidade, o álcool e as drogas marcaram sua vida desde a morte de sua mãe.
A terceira protagonista é Ofélia Villar, a melhor amiga de Helena. Ela também é rica e leva um estilo de vida de diversão e prazeres frívolos devido ao abandono dos pais. Já a quarta protagonista é uma menina humilde chamada Nayeli Peres, que trabalha como empregada doméstica na casa de Helena. O sonho de Nayeli é se tornar uma estrela de Hollywood, como seu ídolo, Salma Hayek.
Alegrifes e Rabujos
Cheguei no meu gênero favorito das novelas mexicanas da Televisa, as tramas infantis. Alegrifes e Rabujos foi um marco na minha mudança de personalidade infantil para pré-adolescente de Rebelde. Lembro até hoje do último episódio e do meu álbum de figurinhas quase completo. Quem faz parte desse elenco é o ator Diego Boneta, que na época era conhecido como Diego Gonzalez.
Ao lado da casa onde mora a pequena Sofia há uma mansão que desperta a fascinação dos próprios vizinhos e de estranhos que chegam por lá. Segundo conta a lenda, esta sombria casa pertenceu a um milionário excêntrico chamado Aurélio Granados, morto há muitos anos, cujo espírito, afirmam alguns, ainda ronda a mansão.
Com uma madrasta ciumenta, um pai ausente e um irmão mimado, Sofia já possui problemas suficientes. Mas, como curiosa que é, resolve investigar se é de fato verdade que existe fantasmas na mansão.
Chon é um estranho sujeito que trabalhou como empregado de Aurélio e mora até hoje na casa. Um incidente leva Sofia a entrar às escondidas na mansão. Ela tenta recuperar um de seus mais preciosos tesouros: a foto de sua mãe, falecida quando ela era apenas um bebê. Além de levar alguns sustos na mansão, Sofia conhece uma pessoa maravilhosa, o pequeno Afonso, sobrinho neto de Chon, que acabara de chegar do interior.
Amy, a Menina da Mochila Azul
Eu me apaixonei pela história da Amy no primeiro episódio e até hoje fico triste de só ter passado uma vez na televisão no Brasil. Quem interpreta a fofa da Amy é a querida Danna Paola, a Lucrécia de Elite.
Capitão Matiás e sua esposa, Pérola, encontraram uma preciosa bebêzinha flutuando no meio do mar e assim, a batizaram com o nome de Amy. Eles formavam uma família perfeita. Um dia estavam os três em alto mar, a bordo de um dos maiores barcos de Matiás, e de repente foram surpreendidos por uma terrível tormenta. Pérola escorregou e caiu no mar. Ao perceber que não teria como sobreviver, ela pediu a Matiás para sempre cuidar e proteger sua bebêzinha e nunca abandonar a pequena Amy.
Assim, Amy e Matiás ficaram sós. Desde então, Matiás jamais voltou a ser o mesmo, aquele grande pescador, o mais valente de Porto Esperança. Ele passou a ter um tremendo temor do mar, um medo terrível que nunca mais saiu novamente para pescar.
Serafím
Essa novela foi um marco de edição e computação na minha vida infantil. Aqui o nosso anjinho protagonista Serafím era um boneco 3D que interagia com as pessoas da novela. Eu jurava que ele era de verdade e amava isso.
Serafim é um anjo muito alegre e bondoso, mas com um pequeno defeito: é travesso. Um dia causou um grande problema e mandaram-no à Terra, onde deve aprender o que falta para se tornar um anjo da guarda. Ao chegar à cidade do México se assusta e como não sabe o que deve fazer, se esconde numa casa abandonada para pedir ajuda. Nesta mesma cidade vive Zezinho, com a mãe que é Carmem, uma mulher trabalhadora que luta para dar o melhor a seu filho; o avô Joaquim que cria uma série de invenções em seu laboratório com o objetivo de melhorar as condições da família, e o pai de Zezinho, Raul que não gosta dele e o trata mal.
Bônus
Amigos para sempre
Tem bandinha de escola é certo que irei amar a novela. Amigos para Sempre foi outra novelinha com enredo infantil que eu adorava acompanhar. Aqui na trama temos atores conhecidos que amamos, como: Belinda e Christopher Uckermmann.
A história ocorre em torno do Instituto Vidal, um colégio tradicional e conservador. O colégio possui uma educação bastante rígida e a um nível quase militar, sendo que meninos e meninas são separados por meio de um muro. Ana mora com a avó Júlia e seu pai Francisco, uma menina triste e reclusa por conta da morte da sua mãe e pela falta de atenção por parte de Francisco. Ele é contador do Instituto Vidal, sendo um homem sórdido e pouco confiável. Casou com Laura apenas por interesse, pois seu único objetivo é assumir o comando do colégio e se apossar da fortuna de Júlia. Salvador sempre desconfiou de seus planos, mas sua mãe nunca quis ouvi-lo e defendia cegamente Francisco.