Depois uma abordagem diferente em “Red: Crescer é uma fera”, vamos conhecer 5 filmes que abordam sobre pré-adolescência. Especialmente por se tratar de uma fase importante na vida de todos. Incluindo que mudanças significativas no corpo, confusão de sentimentos e inúmeras dúvidas podem tornar o momento mais complicado. Tanto para quem está passando por ela como para os pais, que nem sempre estão preparados para lidar com a situação. No entanto, é possível entender mais desse assunto com uma sessão de cinema em casa. Por isso, listamos 5 filmes que abordam sobre pré-adolescência:
Veja também: Livros perfeitos para aqueles que tem 13 anos
1.Divertida Mente ( Disney+)
Nessa animação, é possível perceber como as emoções ficam agitadas durante a adolescência e quais são as consequências de agir por impulso ou movido pela raiva nas situações do dia a dia. Desse modo, Riley é uma garota de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes, quando seus pais decidem viver em San Francisco. Dentro do cérebro da personagem, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local.
2.De Repente 30 ( Netflix)
Dentro desse clássico da comédia romântica, é possível ver um ensinamento em valorizar os momentos que vivenciamos em cada etapa. Jenna Rink é uma garota que vive descontente com a sua idade e mantém uma única amizade, o vizinho Matt Flamhaff. Para tentar reverter a situação, ela decide por ter uma grande festa para o seu 13º aniversário. Porém tudo vira um grande desastre. Triste, Jenna faz um pedido: virar adulta de repente, para ter a vida com que sempre sonhou.
3.Sociedade dos Poetas Mortos ( Star +)
Ainda que seja um filme antigo, este drama apresenta diversas preocupações de qualquer jovem da atualidade. Além disso, mostra a necessidade de “pensar fora da caixinha” sem perder seus valores e de refletir a respeito de si mesmo para alcançar mudanças positivas. A história ocorre com alunos do Ensino Médio que utilizam poemas para encontrar novos interesses e vocações. Na obra, o novo professor de Inglês John Keating é introduzido a uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. Portanto, ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola.
4.Eu não quero voltar sozinho ( Globoplay)
Em seguida, temos um filme que é um verdadeiro turbilhão de emoções. Leonardo é um menino cego que sofre bullying de seus colegas de escola. A chegada de um novo aluno, Gabriel, amplia seu círculo de amizades, antes restrito à sua amiga de infância Giovana. Ao mesmo tempo, ele tem de lidar com os ciúmes de Giovana da nova amizade que começa a se formar e entender os sentimentos que surgem a partir de sua aproximação com o novo colega.
5. Os Meninos que enganavam Nazistas
Agora, não basta estar perdido numa fase da vida, como o plano de fundo se passa numa das piores época da Humanidade. Durante um período de ocupação nazista na França, os jovens irmãos judeus Maurice e Joseph embarcam em uma aventura para escapar dos nazistas. Em meio a invasão e a perseguição, eles se mostram espertos, corajosos e inteligentes em sua escapada, tudo com o objetivo de reunir a família mais uma vez.