Por mais que pareça distante, as animações estrangeiras podem estar mais perto do que se imagina, especialmente nas plataformas de streaming. Afinal, nem só de filme americano vive o cinema atual. Incluindo que podemos aprender mais sobre a cultura e as tradições dos demais países. Além disso, podem retratar questões humanas cotidianas de maneira bastante criativa e reflexiva. Dessa forma, vamos lhe apresentar 5 animações estrangeiras para você assistir em casa e onde estão localizadas. Tanto pelo país quanto pela plataforma de streaming.
1.Kiruru, os Homens e as Mulheres ( França)
Sabemos que algumas animações estrangeiras pareçam ser de diferentes nacionalidades. Porém, o diretor francês Michel Ocelot resolveu resgatar algumas lendas africanas e as apresentou no cinema. Desde seu nascimento, Kiriku não era uma criança comum. Pois era bastante habilidoso e inteligente. Sendo que viveu inúmeras aventuras. Vivendo em uma aldeia ao lado de sua mãe, o jovem era capaz de solucionar qualquer tipo de problema, até mesmo questões envolvendo forças ocultas. O longa está disponível no GloboPlay para quem se interessar em acompanhar esse garoto maravilhoso.
2. A Viagem de Chihiro ( Japão)
Esta obra- prima coleciona 35 prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Filme de Animação (2003). Produzido pelo Studio Ghibli, o longa dirigido e escrito por Hayao Miyazaki. No qual se inspirou para a história da personagem principal na sua própria infância. Diante disso, a jornada começa com a mudança de Chihiro e de seus pais para uma outra cidade. No entanto, acaba sendo interrompida por um acontecimento sobrenatural. Onde seus responsáveis são transformados em porcos. Agora, menina precisa encontrar uma maneira de resgata-los o mais rápido possível. O filme, no qual é reconhecido como uma das melhores animações estrangeiras já feitas, se encontra, nesse momento, disponível na Netflix.
Leia também: Studio Ghibli- Conheça a origem do estúdio de animação
3. Mary e Max- Uma amizade Diferente (Austrália)
Agora, um filme destinado a um público mais maduro. Ademais, animação não é só para crianças, não é? O longa em stop motion de Adam Elliot. Baseado em fatos reais, conta a história de duas pessoas que se conhecem por correio e se tornam amigos. Mary é uma menina australiana com 8 anos de idade que não consegue fazer amigos e Max é um estadunidense idoso que sofre de autismo. Ambos não se encaixam nos padrões da sociedade e se sentem isolados. Contudo, mesmo com as diferenças de idade, os dois conseguem se encontrar e formar um laço forte e verdadeiro. Tanto que falam sobre temas profundos como o que é amor e a morte. Se interessar, a produção está disponível no Prime Video.
4.Big Fish & Begonia (China)
À moda das animações orientais, o filme chinês traz uma linguagem repleta de poeticidade para contar a transição da personagem Chun de menina para mulher. Especialmente, em um momento envolto em uma série de rituais fantásticos que compõem o imaginário mítico chinês. A jovem viaja para o mundo humano na forma de um golfinho e cria laços com uma garoto humano. Todavia, isso lhe rende um enorme sacrifício. Com efeito de retratar a inocência e lealdade na narrativa, a obra está disponível na Netflix.
Veja também: Especial- Animações fora dos padrões
5. Com amor, Van Gogh ( Polônia)
Outro projeto que é reconhecido como uma das melhores animações estrangeiras já desenvolvidas. Principalmente pelo fato de ter sido todo pintado a mão, cena por cena. Contudo, é uma verdadeira carta de amor para o artista. Não somente pela fidelidade à história do pintor, mas também ao seu estilo de pintura. No enredo, Armand Roulin assumiu como seu dever entregar uma carta que encontrou do falecido para Theo, o irmão do artista. O pintor já estava morto fazia um ano e a carta nunca havia chegado ao seu destino antes.
Conforme o passar da história, Armand se torna cada vez mais obcecado com o passado do expressionista holandês. Portanto, decidi iniciar a sua própria investigação pessoal para descobrir o que realmente aconteceu com Van Gogh. Ou seja, se ele teria ele realmente se suicidado ou haveria algum responsável por trás de tudo isso. Ainda assim, se você é um fã da história da arte ou de Van Gogh, não deixe de conferir na Prime Video.