
Lançado pela Editora Nemo, clássico de Graciliano Ramos ganha nova vida em Vidas secas em quadrinhos, com roteiro de Fernanda Baukat e ilustrações de José Aguiar. Aliás, a obra nos transporta para o campo visual a aridez do sertão. Além da dureza da sobrevivência e a força silenciosa de personagens como Fabiano, sinha Vitória, os dois filhos do casal e a cadela Baleia. Por isso vamos falar mais de Vidas secas em quadrinhos:
Como foi desenvolvido?
A adaptação recebeu a aprovação de Wander Melo Miranda, autor do posfácio da edição, professor emérito da UFMG, membro da Academia Mineira de Letras e um dos maiores especialistas na obra de Graciliano.
A narrativa visual é construída com recursos sofisticados: enquadramentos sem moldura, variações de escala, silêncios expressivos e capítulos abertos por imagens-síntese que funcionam como metáforas visuais. Um dos pontos altos é o capítulo dedicado à cachorra Baleia, cuja trajetória é retratada com emoção crescente e economia de palavras, num dos momentos mais pungentes da HQ.
Qual é a sinopse?
Vidas secas, a obra mais emblemática de Graciliano Ramos, ganha nova forma nesta impactante adaptação em quadrinhos. Com roteiro de Fernanda Baukat (Debaixo d’água) e ilustrações de José Aguiar (A infância do Brasil), a HQ recria com força visual e sensibilidade a jornada de Fabiano, sinha Vitória, seus filhos e a cadela Baleia pelo sertão árido, enfrentando a seca implacável e a opressão social.
Mantendo a essência do romance original, a adaptação utiliza traços expressivos, composições dinâmicas e uma paleta de cores contida para traduzir em imagens o silêncio, a dureza e a resiliência dos personagens. A graphic novel não apenas transpõe a história para os quadrinhos, mas também dialoga com sua estética e atmosfera, oferecendo uma experiência visual intensa e emocionante.
Uma leitura essencial para escolas e apaixonados por literatura, que aproxima um dos maiores clássicos brasileiros do universo dos quadrinhos, sem perder a força de sua narrativa e de sua crítica social.
Quem são os autores?
Fernanda Baukat é mestra em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal do Paraná, onde também é graduada em Letras – Alemão e Português, além de ser formada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Atua como produtora cultural nas áreas de histórias em quadrinhos, eventos culturais e interculturais, exposições e teatro. É coautora da coleção de livros Arte e você (Positivo). Também é professora de alemão e português como língua estrangeira. Com José Aguiar, é autora da graphic novel autobiográfica Debaixo d’água (Nemo, 2024), sobre a turbulenta jornada de um casal em busca de um parto humanizado num país dominado por altas taxas de cesarianas desnecessárias.
José Aguiar é mestre em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Premiado quadrinista, também publicado na Europa, foi indicado ao Prêmio Jabuti pelos livros Reisetagebuch – uma viagem ilustrada pela Alemanha, Coisas de adornar paredes, A infância do Brasil (Nemo) e CWB. Este último também foi finalista do Prix BD Alternative do Festival de Angoulême, na França. Sua tira de humor Nada com coisa alguma é publicada no jornal O Globo. Escreveu sobre cultura pop na Folha de S.Paulo e no site Omelete. O livro Narrativas gráficas curitibanas resgata a história dos quadrinhos, charges e cartuns em sua cidade natal. Com Fernanda Baukat, é autor da graphic novel Debaixo d’água.
Lançamento em Curitiba
O primeiro evento de lançamento da graphic novel acontece em Curitiba, cidade onde vivem Fernanda Baukat e José Aguiar. Na oportunidade, os autores participam de um bate-papo com o quadrinista Liber Paz e, na sequência, dão início aos autógrafos. Confira mais informações:
17 de maio, a partir das 16h
Local: Itiban Comic Shop
Endereço: Av. Silva Jardim, 845 – Rebouças, Curitiba – PR