
A tão aguardada adaptação do livro de E. Lockhart já está disponível no Prime Video. Mentirosos conta a história de quatro jovens ricos e privilegiados que têm suas vidas transformadas após um trágico acidente com Cadence, a neta mais velha dos Sinclair. A história divide muitas opiniões. Tem quem goste e quem deteste. Eu sempre fui do time que não curte muito, porém, tenho que confessar que, mais uma vez, o Prime Video conseguiu entregar uma boa adaptação. Mas será que vale mesmo assistir?
Quem são os mentirosos?
Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira. Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra, a todo custo, às tradições. Assim, todo ano, o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular.
Cadence (neta primogênita e principal herdeira), seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os dois anos seguintes em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
A série é fiel ao livro?
Acho que, quando se trata de uma adaptação de um livro tão famosinho, essa é a primeira pergunta que surge: Mas a série é fiel ao livro?
Bom, a resposta para Mentirosos é um tanto complexa. Pois, ao mesmo tempo que o Prime Video consegue trazer bastante similaridade com o livro, também modifica alguns pontos, melhorando a história. Pelo menos os aspectos que me incomodaram na leitura já não foram um problema para mim durante os oito episódios.
Outro ponto é como o plot e o clímax da história se mantiveram intactos e emocionantes. Tudo muito bem construído e narrado.
Pontos fracos
Talvez o que tenha me incomodado um pouco nessa série tenha sido o elenco jovem, não sei. No meu caso, a Cadence não me convenceu. Achei a personagem chata (mesmo entendendo os problemas dela) e a atriz, bem sem sal, assim como as interpretações de Mirren e Gat. Talvez quem tenha roubado a cena, na minha visão, tenha sido o ator que interpretou Johnny, que deixou o personagem bem cativante e me fez chorar no final.
Outra coisa que não curti muito foi a enrolação nos primeiros capítulos. O vai e volta no tempo, às vezes, fazia com que eu me perdesse e esquecesse em que momento da história estava. Isso não conseguiu me prender logo nos primeiros minutos da série. Eu só realmente comecei a ficar entretida a partir do episódio 4. Ou seja, na metade, quando as coisas realmente começaram a acontecer.
Vale a pena assistir Mentirosos?
Mentirosos é uma série boa, e, se você não leu o livro ou já leu e não gostou, vai precisar se esforçar para continuar assistindo. Afinal, são quatro jovens privilegiados que vivem um dilema sobre o que é certo e errado e que, como todo jovem, são inconsequentes. Mas eu garanto: no final, vale a pena assistir. O plot é surpreendente. Duvido que você não chore. Agora, se você já assistiu à série… só dê o play. Eu aposto que você vai amar cada segundo.