
Finalmente chegamos na última temporada de YOU e, meus amigos… que season finale espetacular! Vem comigo saber tudo o que achei da 5ª e última temporada da série.
Qual a história da 5ª temporada?
Joe e Kate estão casados e morando em Nova York junto com o filho de Joe. Eles estão começando uma vida nova e liderando a empresa de Kate. Só que uma traição na família pode colocar tudo a perder e Joe voltar às origens para resolver os problemas do presente. Também conhecemos Bronte, uma jovem que mexe com a cabeça de Joe.
De volta às suas origens, pessoas e fantasmas do passado do protagonista podem retornar para assombrá-lo e, quem sabe, finalmente, derrotá-lo.
+ Relembre a primeira temporada de You!
Como foi o desenvolvimento da história?
A última temporada de YOU entrega tudo e um pouco mais do que promete. Obviamente, a série possui altos e baixos, principalmente nos primeiros episódios, em que as coisas são um tiquinho mais do mesmo, porém logo depois a história começa a andar de maneira criativa e ao mesmo tempo revisitando as origens do protagonista.
É interessante ver como os roteiristas conseguiram reunir basicamente toda a história do Joe em 10 episódios e referenciar cada uma das exs dele. Principalmente a Beck, no qual achei muito inteligente fechar a história do personagem justamente dando ênfase no caso que o trouxe à fama. Além disso, temos várias referências às outras temporadas se começarmos a analisar os títulos dos episódios e frases ditas ao longo de toda a temporada. Inteligentíssimo.
A história vai crescendo ao longo dos episódios e prendendo ainda mais a atenção. É impossível parar de assistir e até mesmo não se revoltar com o que está acontecendo. É uma temporada, assim como as anteriores, com plots twists acontecendo a todo momento, mas esse excesso não estraga a experiência; pelo contrário, dá ainda mais bagagem para o último ato e enriquece todos os personagens envolvidos.
Destaque para novos personagens
Agora falando dos personagens. Como toda temporada de YOU, somos apresentados a novos personagens que acabam tendo envolvimentos importantes para a história. Na quinta temporada, temos Louise/Bronte, as gêmeas Reagan e Maddie Lockwood (irmãs de Kate). Essas três são as novas personagens que eu diria que são cruciais para a história e fazem ela andar. Claro, Kate também tem um papel importante nessa narrativa, mas não chega a ser a principal.
Mas falando de cada uma delas, temos aqui Reagan e Maddie Lockwood, que são as gêmeas irmãs de Kate, que são bem opostas uma da outra. Obviamente, eu adorei a Maddie e torci demais para ela. Ela é aquela personagem que, diferente da irmã Reagan, é inocente e se vê sempre na sombra da irmã poderosa. Reagan, por outro lado, é uma mulher ambiciosa que não tem pena de passar por cima da família para alcançar o topo. Mesmo com todas as falhas, não posso dizer que Joe não teve uma ponta de razão ao fazer Maddie enxergar como Reagan a tratava. Como ela mesmo diz: ele tem uma magia mental de fazer as pessoas enxergarem as coisas.
Já Louise/Bronte é aquela personagem chave e a nova obsessão de Joe. Ela basicamente será a ascensão dele e a ruína. Pois vale dizer que, mesmo sendo um thriller, a série tem como pano de fundo um romance trágico que, como um bom clichê romântico, o amor leva as pessoas à desgraça. E aqui vamos ter a Louise como o ponto chave para o desequilíbrio do Joe.
+ Leia também: 10 Livros que são mencionados na série You
Joe Goldberg: seu desfecho
Não tem como não falar dele: Joe Goldberg, que continua basicamente o mesmo e não consegue entender que o que ele faz é doentio. Ele continua sendo o sociopata de sempre e projetando nos outros as suas frustrações. O que ele continua achando que é amor não passa de uma obsessão doentia por aquela que apenas tenta ser simpática ou legal com ele. Por outro lado, nessa última temporada de YOU, conseguimos ver um Joe mais vulnerável e idiota. Se as personagens não fossem tão burrinhas, a temporada teria apenas 6 episódios. Porque fica claro que ele, toda vez que está em uma obsessão, se torna idiota e dá várias brechas para ser destruído.
Agora, minha opinião sincerona sobre a última temporada de YOU é que eu não esperava tal desfecho. Durante os 10 episódios, os roteristas te preparam para o que irá acontecer, pois era algo inevitável, e se pararmos para raciocinar, foi o desfecho perfeito para o Joe. Não teria graça se ele apenas morresse, até porque o maior medo dele era ficar sozinho no mundo e ser desprezado. Isso foi o maior gatilho para ele querer matar todas as suas exs. Então ele ter o final que teve foi infinitamente bom e ainda terminar com um pensamento de que, mesmo vendo todas as provas, sendo julgado e etc, ele continua achando que a culpa é do outro, que ele não fez nada de errado.
Temas abordados e considerações finais
Gostei bastante de todos os assuntos que essa temporada abordou, como, por exemplo, o uso das redes sociais para algo positivo, mas que ao mesmo tempo pode ser vista de forma negativa. A temporada também fala sobre submissão, manipulação e, como sempre, o relacionamento tóxico, não só amoroso, mas também de irmãos (como o caso da Reagan e Maddie). Enfim, essa foi uma temporada muito rica e cheia de camadas.
Poderia ficar falando por muito mais tempo sobre tudo que achei da última temporada, porém, para resumir, acho que, se não fosse por Penn Badgley (dando vida a Joe Goldberg) não teríamos o sucesso que foi YOU. Ele conseguiu transformar o personagem tão complexo em algo incrivelmente fantástico de acompanhar. Confesso que eu queria ter abandonado essa série lá na segunda temporada, mas simplesmente me encantei com a química dele e da Victoria Pedretti (Love Quinn). Aliás, senti muita falta dela nessa temporada. Mas ele deixa tudo muito especial. O Joe é um monstro e, nessa última temporada, dá para ver como o Penn fez isso com maestria!
No geral, só digo para assistirem à última temporada!