Minha criança interior está gritando muito de felicidade com essa notícia. Foi revelado a primeira imagem do livro Mônica e o Menino Maluquinho na Montanha Mágica, uma parceria épica entre Ziraldo e Mauricio de Sousa.
Neste crossover histórico, Mônica e o Menino Maluquinho encontram em barras de chocolate bilhetes dourados para visitar a Montanha Mágica (bem estilo fantástica fábrica de chocolate). Cada um pode levar quatro amigos e, então, Mônico chama Magali, Cebolinha, Cascão e Franjinha, que leva Bidu com ele, enquanto o Menino Maluquinho faz um sorteio e acaba levando Bocão, Julieta, Junim e Lúcio. Eventualmente, as turmas se encontram e precisam encarar verdadeiros perigos juntos.
É incrível como depois de anos, a união das equipes finalmente vai se realizar, sendo ambas contribuíram para o crescimento das histórias em quadrinhos no Brasil e marcaram a infância de uma geração. Essa também é a oportunidade de apresentar aos novos leitores a representação e importância que cada personagem trouxe ao país.
Ambos os grupos trouxeram lições valiosas e que devemos lembrar para o resto da vida, desde a inclusão social até o respeito e preservação do meio ambiente, incluindo a valorização da literatura para as crianças. Os pais não podem esquecer como é importante a presença do que se pode chamar de literatura na vida dos filhos. Vamos falar em livros de história. Livros que contam casos, que despertam a curiosidade das crianças para a vida, para o mundo. O livro é uma viagem que o homem pode e tem que fazer em busca de seu próprio conhecimento. E esta viagem deve começar na infância. Para criar a questão que ler é mais importante do que estudar. As crianças são o futuro e cabe a nós decidir o futuro que pretendemos para elas. Um mundo de crianças felizes seria o mundo futuro sonhado.
Os pais devem, inclusive, ler junto com os filhos, nem que seja através de uma história em quadrinhos, livros de histórias, livros que contam casos, que despertam a curiosidade das crianças para a vida, para o mundo.
O livro de Ziraldo e Maurício de Sousa será lançado pela Editora Melhoramentos e o lançamento está previsto para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 04 de agosto. Além disso, os autores participarão de um bate-papo com o público sobre a literatura infantil no Brasil.