Meu Deus, que livro! Ele faz você ter uma montanha russa de emoções, sentimentos e que nos ensina muito. The Prom: A Festa de Formatura é uma história que todo mundo precisa conhecer.
A história é sobre a jovem Emma, uma talentosa musicista que tem apenas um sonho: ir ao baile de formatura do ensino médio e dançar com a sua namorada. Contudo, a cidade em que mora é muito preconceituoso e quando eles descobrem que ela quer ir ao baile com uma garota muitas reviravoltas acontecem e você consegue ver a maldade do ser humano.
O livro na verdade é inspirado no musical da Broadway e é muito interessante como eles conseguem trazer as músicas do musical para dentro do livro. Estou ansiosa para assistir ao filme adaptação da Netflix porém o que eu tenho pra dizer que a história é simplesmente incrível e que todo mundo precisa ler.
É revoltante ver como os pais e os próprios alunos tratam a Emma por ela ser ela mesma. A jovem não ter medo de se esconder, obviamente se sente reprimida pela sociedade em que vive. Por outro lado temos a Alyssa, que é a namorada secreta de Emma, que diz ter medo de se assumir e magoar a mãe. Então, o livro traz esses dois questionamentos: se aceitar e assumir ser quem você é, e o medo de ser quem você é. O legal que quando você encontra esses os dois paralelos você consegue visualizar muito bem os extremos da situação e ficar nervosa e com o coração apertado pelas situações que elas tem que passar para tentar vencer tudo isso.
O livro é bem fininho e você consegue ler rapidinho. No início ele é bem mais acelerado e do meio até o fim ele já começa a ficar um pouco devagar, enrolando sobre algumas coisas, mas ela te envolve de qualquer forma. Aliás, muita coisa do musical você consegue enxergar durante a leitura e isso ajuda no ritmo.
Algumas pessoas podem dizer que tem uma narrativa hilária e divertida, mas eu direi que talvez seja um tanto quanto emocionante e até um pouco pesada. Por mais que seja um livro leve e bem reflexivo, é uma história um tanto quanto pesada porque ali tem tanta coisa que quem é LGBTQIA+ vai se identificar e vai sentir muito do que a protagonista passa. Infelizmente pessoas como personagens desse livro existem e estão aí prontas para fazer mal. Então é um livro que no meu ponto de vista não achei nada engraçado, obviamente tem tem alguns personagens que são pra quebrar um pouco aquele clima. Entretanto é uma história muito mais para você se emociona, sair com coração quentinho e com uma pitada de esperança.
Se você quer um livro rápido e que te traga reflexões sobre a vida real vale apena leitura de The Prom: A festa de formatura. Além disso, você passa a conhece e sentir o que as pessoas da comunidade LGBTQIA+ passam, pois a escrita é bem emocionante. Acredite, você não vai se arrepender e irá se envolver com a história da protagonista.