Se os gatos desaparecessem do mundo é uma história espirituosa e emocionante sobre vida, perda e reconciliação. Romance de estreia de Genki Kawamura, o livro já vendeu mais de dois milhões de exemplares no mundo, e eu vou te contar um pouco mais dessa história.
E Se os gatos desaparecessem do mundo?
Sem contato com a família, morando sozinho e tendo apenas o gato como companhia, um carteiro não estava preparado para receber o diagnóstico de uma doença em fase terminal. Entretanto, antes que possa se conformar com a fatalidade do destino, o Diabo aparece em sua casa e lhe faz uma proposta irrecusável: para cada coisa que o homem estiver disposto a fazer desaparecer do mundo, ele ganhará um dia extra de vida. E assim começa uma semana inusitada.
Porém, o que a princípio parecia simples se transforma em tormento. Afinal, como decidir o que faz a vida valer a pena? Como distinguir o que é dispensável daquilo que se ama? Enfrentando essas questões cruciais, o protagonista lida com um Diabo excêntrico e maquiavélico e embarca em uma jornada que o levará ― junto de seu querido gato ― aos limites entre a vida e a morte.
+ Leia também: Healing Literature ou ‘literatura de cura’: Descubra o que é
O que esperar da leitura?
Em Se os gatos desaparecessem do mundo, Genki Kawamura apresenta um romance sensível e fascinante que fala da importância da vida e do mundo que nos cerca. Além disso, é recheado de reflexões, autocrítica e um ótimo desenvolvimento sobre dilema existencial.
Mas o que eu achei do livro?
Mesmo sendo um livro que tem muitas reflexões, dilemas e outros assuntos mais delicados, como morte, Se os gatos desaparecessem do mundo não chega a ser uma leitura pesada. A escrita de Genki é muito gostosa de acompanhar e a construção da história é envolvente.
Uma coisa que achei muito legal foram os títulos dos capítulos. Cada capítulo faz referência a alguma coisa que pode desaparecer. Um exemplo é E se os filmes desaparecessem do mundo. E falando em capítulos, eles são divididos por dias, afinal o nosso protagonista está nos últimos. Contudo, não são capítulos curtos.
Conclusão
Se os gatos desaparecessem do mundo é um livro que você não dá nada por ele, mas ele vai mudar a sua forma de enxergar o mundo, de pensar sobre as coisas e principalmente vai mexer muito com você. É uma história extremamente delicada, diversas vezes meus olhos ficaram cheio de lágrimas. Mexe com o emocional? Mexe, mas acredite… você não irá se arrepender.