Vi muitos comentários sobre o livro O Massacre da Família Hope, de Ryle Singer. Eu já estava muito empolgada e com as expectativas lá em cima, pois As Sobreviventes, do mesmo autor, é um dos meus queridinhos do gênero thriller. Mas… será que O Massacre da Família Hope é tão bom quanto dizem?
O Massacre da Família Hope – Sinopse
Em 1929, um crime bárbaro chocou o estado do Maine: a abastada família Hope foi brutalmente assassinada, restando apenas a filha mais velha, Lenora, que acabou se tornando a principal suspeita.
Apesar de todos acreditarem que a garota foi a responsável pelo massacre, a polícia jamais encontrou provas disso. Daquele dia em diante, Lenora nunca mais falou sobre aquela noite e permaneceu isolada em Hope’s End, a famosa mansão onde o crime ocorreu.
Décadas depois, quando a única lembrança do crime é apenas uma perturbadora cantiga infantil, Kit McDeere é designada como cuidadora de Lenora Hope, após a fuga da antiga enfermeira. Aos setenta anos e confinada a uma cadeira de rodas, Lenora perdeu a capacidade de falar devido a uma série de derrames, e só consegue se comunicar com Kit datilografando frases em uma velha máquina de escrever. Até que, uma noite, Lenora escreve uma frase inesperada: “Eu quero te contar tudo!”
Mais uma história eletrizante de Riley Sager
Quando comecei a leitura, eu esperava uma história um pouco mais assustadora. Não sei, talvez porque a capa me passou uma vibe de terror. Entretanto, o que Riley Sager entrega é muito superior a qualquer expectativa que eu criei.
O autor conseguiu construir uma narrativa bem estruturada, conectando todos os pontos soltos ao longo da história. Além disso, logo nos primeiros capítulos, há uma pequena revelação que muda completamente a perspectiva da trama, criando um clima de suspense desde o início, sem enrolação.
A narrativa alterna entre o presente e o passado. O passado é contado pela perspectiva de Lenora (através das cartas datilografadas) e o presente, sob o ponto de vista de Kit, a cuidadora. E falando de Kit, achei a personagem fascinante. Embora ela tenha me irritado em alguns momentos, representou muito bem a curiosidade que senti em descobrir a verdade sobre o que aconteceu naquele fatídico dia em que toda a família Hope foi assassinada.
+ Leia também: Resenha: Mais Sombrio, de Stephen King
O que aconteceu com a Família Hope?
O mistério sobre o que realmente aconteceu com a família Hope é mantido até as últimas páginas. A escrita de Riley é envolvente e me manteve presa na história, ansiosa para descobrir a verdade. Além disso, o autor vai soltando pequenas revelações ao longo do livro, permitindo que o leitor tente desvendar o enigma por conta própria. Confesso que não fui esperta o bastante e fiquei muito surpresa com o final.
Falando em final, ele é bastante empolgante e tem dois grandes momentos que me deixaram sem palavras! Além disso, há pequenas surpresas que enriquecem ainda mais a história. O autor teve o cuidado de mostrar o que aconteceu com os personagens após os eventos principais, o que me deixou muito feliz, pois um dos meus pontos de frustração em muitos thrillers é a falta de continuidade.
Por que ler O Massacre da Família Hope?
O Massacre da Família Hope tem romance, traição, assassinato (como o título sugere), muitos segredos e tudo mais que um bom thriller precisa. Apesar de a maior parte da história se passar na mansão Hope’s End, onde ocorreram os assassinatos, o livro não tem uma pegada sombria. Por outro lado, a história escrita por Riley Sager é baseada em fatos reais.
O caso que inspirou o livro aconteceu em 1893, em Massachusetts, quando a jovem Lizzie Borden foi acusada de matar o pai e a madrasta. Assim como na história do livro, Lizzie foi absolvida por falta de provas. Na vida real, a jovem também tinha uma irmã mais nova chamada Emma.
Nesse caso real, a verdade nunca foi completamente revelada, mas você pode descobrir tudo que aconteceu com a família Hope ao ler o livro.
O Massacre da Família Hope foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca e tem uma edição maravilhosa, com uma capa cheia de elementos relacionados à história. Se você está em busca de um livro surpreendente, de tirar o fôlego, recomendo que corra para ler este!