Esse ano eu me propus a ler pelo menos um nacional por mês e consegui fazer isso em janeiro e estou muito feliz com a minha escolha. O livro que li foi O Homem da Casa 7 da autora Mariana Cardoso. Esse livro foi uma indicação de uma amiga e sem dúvidas foi uma dica incrível que agora eu venho aqui contar para vocês.
O Homem da Casa 7 conta a história de 4 adolescentes solitários que vivem em uma cidade bem problemática e preconceituosa, em todos os sentidos. Esses jovens são amigos do velho Frederick Hall, um professor aposentado que é rejeitado pela cidade em que vive.
Quando Fred morre em circunstâncias suspeitas, cada um dos quatro recebe um pedaço de carta que os reúne. Juntos descobrem que o professor deixou enigmas para serem desvendados e segredos para serem descobertos.
Se você gosta de um mistério que envolve grupos secretos aposte nesse livro. Por mais que seja uma história com personagens adolescentes, ela é repleta de assuntos importantes e que muitas das vezes não damos tanto valor. Como por exemplo o luto.
Os personagens são maravilhosos, você com toda certeza irá se envolver com um sentir empatia por algum deles, seja a Liz, ou a Juno, Archie, ou Jay. Cada um tem um segredo que apenas Fred sabia. É muito legal o desenvolvimento que a autora deu a esses personagens, que aliás o livro é narrado em terceira pessoa, mas os capítulos são divididos entre os personagens de uma forma que todos tenham seus momentos na história.
Mas como são esses personagens?
Os personagens de O Homem da Casa 7 fazem toda a diferença no livro. Como falei no parágrafo anterior, cada um deles guarda um segredo e juntos vão descobrir o melhor de si mesmo.
Liz é a leitora do grupo e tem muitos problemas em casa com o pai alcoólatra que bate nela e na mãe. Juno é apaixonada por música, tudo seria lindo se a família dela não a pressionasse para ser a menina perfeita e a fizesse se sentir menor pela sua cor de pele. Já Archie é o tímido do grupo e ama pintura, ele vive com a mãe e o padrasto que aparentemente tem uma vida perfeita, a não ser pelo seu medo de contar a eles sobre a sua sexualidade. E por último temos o Jay, o badboy do quarteto que é apaixonado por astronomia, esse na verdade tem uma vida bem pobre, mora com o tio que sofreu muito no colégio de freiras quando mais novo.
Quatro jovens, cada um com uma questão pessoal, problemas que fazem o leitor se envolver mais ainda na história. Confesso que eu não sei qual mexeu mais comigo. Todos eles tem cenas fortes que faz o leitor refletir muito sobre cada um dos assuntos.
Mas e aí o que eu achei de O Homem da Casa 7!?
É uma história rápida que você com certeza ler em poucos dias. O livro ele tem momentos bem agitados e outros nem tanto, mas que de qualquer forma envolve o leitor. Tem vários pequenos plots ao longo da narrativa que vai prendendo atenção até a última página. Confesso que esperava um final mais emocionante, mas ainda assim a história não perdeu o seu encanto.
O Homem da Casa 7 é um excelente livro para quem procura um bom mistério e personagens com bom desenvolvimento.