Cada livro tem um jeito de chamar atenção do leitor, seja por uma boa premissa, uma sinopse instigante ou com uma capa incrivelmente linda. No caso de Depois do Primeiro Olhar, é exatamente o caso da capa. Olhem! Tem como não se apaixonar? Antes de ler qualquer coisa sobre a história eu já sabia que precisava do livro por conta da capa. Nada melhor do que uma capa que casa perfeitamente com o título do livro e, mais para frente, veremos que se encaixa na história também. Mas vamos ao que interessa.
Depois do Primeiro Olhar é um livro nacional da autora Malu Simões, publicado pela editora The Books. O livro conta a história de Marília, uma paulistana sonhadora que acredita no místico destino. Depois de um período de férias na Itália, no último dia de viagem, toda pronta realizar seu grande sonho de fazer um pedido a Fontana di Trevi, um jovem atrapalha o seu planejamento e dali em diante sua vida vira de pernas para o ar.
O livro é narrado em primeira pessoa e deixa o leitor envolvido na narrativa. As descrições dos personagens são na medida certa, pois não só fala da aparência física, mas durante todo o livro a autora consegue desenvolver as personalidades para que os leitores possam captar e pegar as deixas e montar o quebra cabeça.
A história começa de forma empolgante com Marília cheia de autoridade e ódio no coração, o que nos deixa até com um pouco de ranço da mesma. Mas com o passar da narrativa, vamos nos acostumando com esse jeitinho Marília de ser. Além dela, a autora consegue dividir bem a história e apresentar personagens que têm momentos bem impactantes, como por exemplo a amiga, a avó, o Renato e até mesmo o Roberto.
Bom, como não falei muito, lá vai. Roberto é o tal carinha que acabou com a sorte da Marília na Itália. Ele deixa o leitor entre o ódio e amor por sua característica bem possessiva e stalker, que chega uma hora que “MEU DEUS PARA!”, mas ainda assim dá uma dinâmica na história e é favorável no desenrolar da história.
O livro mantém uma narrativa linear e empolgante, porém chegamos em partes em que nada acontece, apenas aquilo que já estamos esperando e a leitura acaba transformando-se em algo meio parado. Porém, quando menos esperamos, a autora traz uma reviravolta tão boa que mais uma vez nos sentimos idiotas por acreditar em certas pessoas.
Não precisa contar muito do livro para saber como vai ser o final, porém o desenrolar é tão envolvente que vale a pena esse clichê. Um livro fofo, divertido, misterioso, tudo que o uma boa história precisa para prender um leitor.