Amor e Outros Prêmios de Consolação não é um livro qualquer. Cheio de sentimentos e significados a história possui em enredo envolvente que deixa qualquer leitor angustiado junto com o personagem.
Neste livro conhecemos a história de Ernest Young, um órfão de doze anos, descendente de chineses e aluno bolsista de um internato. Ernest tem a grande chance da sua vida de ir à Feira Mundial de Seattle para conhecer sua nova família. Porém, assim que se vê entre as exibições exóticas, os fogos de artifício e as rodas-gigantes, ele descobre que será um dos prêmios do grande sorteio realizado naquela noite.
Contudo, o bilhete vencedor pertence à extravagante dona de um bordel de luxo. Ernest se torna seu novo empregado e, contra todas as possibilidades, encontra o amor e o lar que sempre desejou. Entretanto, quando uma onda de protestos pela moralidade toma conta de Seattle, Ernest e seus amigos veem o futuro de seu negócio ameaçado e precisarão unir forças para garantir sua sobrevivência.
O livro conta muito da cultura chinesa, principalmente no início quando eles falando sobre a venda de crianças para a América. (Sim gente, eles vendiam mão de obra e esposas chinesas crianças). Por esta razão, as cenas acabam mexendo muito com o leitor e faz com que ele sinta empatia pelo personagem principal.
A história nada mais é o leitor acompanhar toda essa trajetória do protagonista, com capítulos alternados entre passado e presente. No entanto, o autor também compartilha conosco um pouco da história de vários personagens, o que deixa história rica.
Contudo, uma coisa que me deixou um pouco triste foi o andamento da história. Por mais que seja um enredo incrível e riquíssimo, tinha horas que eu sentia que estava lendo a mesma coisa, pois o autor se alongava na mesma situação. Fora também o fato de ficar indo e vindo no tempo. Mas isso foi um problema que eu tive na metade do livro que logo passou e eu pude desfrutar bem do final.
Amor e Outros Prêmios de Consolação é para aqueles que gosta de deixar o coração bem quentinho, que foque na luta do protagonista e que seja recheada de fatos históricos.