Sendo uma obra que falar sobre amor, luto e recomeço, “Again Again” veio para ser uma proposta diferente da carreira de E.Lockhart. Afinal, essa obra veio com reflexão e sentimentos conflitantes. Tanto que será lançado, em breve, pela Editora Seguinte. Enquanto isso, vamos falar de “Again Again”:
Veja também- Companhia das Letras: Novidades literárias para 2024
Para quem não conhece a história…
Depois de enfrentar uma tragédia familiar e de ter seu coração partido, os planos de Adelaide para o verão se resumem a passar os dias no internato, cuidando dos cachorros dos professores. Só que esse verão vai se estender não só através de dias e meses, mas de várias realidades paralelas repletas de possibilidades…
É num desses passeios que Adelaide encontra (ou melhor, reencontra) Jack, um garoto bonito e interessante, que anos atrás tinha escrito um poema para ela, até hoje guardado em sua carteira. Será que com Jack ela vai conseguir se abrir — para o amor e para a vida?
Um enredo surpreendente:
De fato, “Again Again” é bem diferente de tudo que E.Lockhart escreveu antes, afinal, ela é conhecida por seus trabalhos de mistério. Neste caso, vemos o que é amar e o amor. Numa narrativa delicada e surpreendente, acompanhamos Adelaide explorando os rumos que seu verão pode tomar, por quem ela pode se apaixonar, como suas noites podem terminar. O que todos esses cenários têm em comum, porém, é uma garota lidando com seus próprios medos e monstros, sem jamais desistir de encontrar alguém que consiga enxergar por completo — e que a enxergue de volta.
Mas, realmente é um livro de amor e casal?
Como dito anteriormente, é um livro sobre amor e amar, mas não é tanto uma história de romance com casal. Ao lado da trama principal, também vemos a história de Adelaide se desenrolar em diferentes universos, em trechos do que poderia ter acontecido, do que nunca aconteceu, se ela tivesse feito outras escolhas. Isso causa uma certa confusão do que é, realmente, o principal tópico do enredo.
Aliás, há muita coisa acontecendo aqui para um livro tão curto com muito alimento para reflexão. Por isso, precisa ter bastante concentração. Tanto que a autora retrata com sensibilidade o luto e as suas consequências. As emoções são complexas, assim como na vida real, e Adelaide luta contra sentimentos complicados de amor, medo e raiva. Qual emoção vence? Bem, isso depende do universo em que você vive.
Afinal, vale a pena ler o livro?
Portanto, “Again Again” mostra que há bem e mal, felicidade e tristeza, vitórias e derrotas em todos os universos. Para cada chance que você não aproveitou, há outra que você aproveitou. Mesmo que fique confuso e recheado de sentimentos em alguns momentos, não deixa de ser uma reflexão sobre a vida. E como o amor pode ser o começa de algo novo e bom.
“De novo, outra vez” será lançado pela Editora Seguinte no dia 20 de fevereiro!