Se n’A Contrapartida nós tivemos um livro voltado para o drama familiar e sucesso pessoal, em Contra Ataque temos uma narrativa bem mais densa, com muita tensão e um ambiente político de tirar o fôlego.
O livro te ajuda a relembrar eventos que aconteceram anteriormente e isso, pra mim, já é um ponto positivo. Nem sempre os detalhes estão frescos em nossa cabeça, então ajuda bastante. A forma como a história foi construída também me agradou. Achei que a mudança nos pontos de vista dos personagens e passagens de tempo tornaram o livro bem mais fluido.
Resumo de A Contrapartida (livro 1):
Tavinho é uma criança mediana, atrapalhada, confusa, cujo maior desejo é ser inteligente como seu pai, um falecido e brilhante professor. Iaúna, então, promete dar a Tavinho toda a inteligência que precisa para honrar seu falecido pai. Dessa forma, o torna um médico cirurgião renomado mundo afora. Porém, para tudo há uma contrapartida.
Saiba mais sobre o livro aqui.
Gratuito no Kindle Unlimited.
O que temos presente no livro 2?⠀
Temos de forma mais profunda a cultura e a história da aldeia, assim como a família de Iaúna. Conhecemos a origem do ataque que ela sofreu, além dos motivos que levaram a isso. Toda a trajetória do seu irmão – que até então sabíamos muito pouco – foi contada nesse livro e posso afirmar que eu não conseguia parar de ler quando chegava as partes dele.
⠀
O jogo político que tem nessa história é MUITO INTENSO e a sensação que dá, enquanto lemos, é que se trata de uma não ficção, juro! Se alguém dissesse pra mim que tudo aquilo é verdade eu facilmente acreditaria, o que torna o livro ainda mais interessante. Os personagens são reais demais, a cultura indígena me deixou fascinada e a forma como todo o preconceito foi abordado também. Mesmo que em determinadas cenas eu ficasse meio desconfortável com o quão nojentos alguns personagens conseguiam ser.
Quase um calhamaço…
Com cerca de 400 páginas, O Contra Ataque é um livro que você nem sente passar de tão imerso que fica na história. Uranio Bonoldi soube trazer tudo com uma maestria que só alguém com bastante experiência consegue fazer. A maneira como tudo se encaixa no final, nos trazendo um encerramento satisfatório, é digno de aplausos.
⚠️ Porém, fique atento: não temos aqui uma história leve. O livro possui linguagem ofensiva, gatilhos, violência, etc. Esteja atento a isso antes de consumir a obra. Finalizando, esse outro livro do Uranio Bonoldi que eu super recomendo!