Em Assombração da Casa da Colina Shirley Jackson nos presenteia com uma obra perturbadora que une a mente do ser humano com o sobrenatural. Você está pronto para conhecer a Casa da Colina e enfrentar seus maiores medos?
Dr. Montague resolveu testar seus estudos sobre fantasmas e escolheu a Casa da Colina como palco para esse experimento. Entretanto, ele não pode ficar sozinho, ele então convida mais 3 pessoas para viver essa experiência com ele. Luke é o herdeiro da mansão, Theodora uma mulher independente e cheia de personalidade, e Eleanor é uma mulher sozinha no mundo que encontra na casa um refujo para fugir dos seus problemas.
+ CURIOSIDADES SOBRE SHIRLEY JACKSON, AUTORA DE A ASSOMBRAÇÃO DA CASA DA COLINA
Já li alguns livros de terror com fantasmas, luzes apagando e tudo mais, porém nenhum me deixou com sentimentos tão indecifráveis como A Assombração da Casa da Colina. Shirley Jackson não escreveu um terror simples de dar medinho, ela simplesmente nos presenteou com uma obra do terror psicológico. Não dá medo, mas deixa a cabeça do leitor matutando um bom tempo sobre os assuntos. O que é real e o que é sobrenatural?
A Assombração na Casa da Colina é um livro curto com uma narrativa fluída e cheia de detalhes da casa para o leitor se sentir dentro dela. E não, não é cansativo esses vários detalhes sobre a casa e as emoções dos personagens.
A história começa com o dr. Montague justificando o motivo pelo qual deseja ir para a Casa da Colina e convocando os convidados. Depois vamos acompanhar um pouco de cada um dos 3 até chegarem na mansão. É incrível como o livro pega o leitor logo na primeira página e você não consegue largar. Por várias vezes eu começava ler de noite e varava a madrugada sentindo cada linha da história. Eu perdia o sono, precisava saber mais sobre a Casa, precisava saber o que iria acontecer. E acho que isso é o ponto principal do livro, o quanto ele envolve o leitor.
Os personagens se encaixam perfeitamente na história, é delicioso ver como a autora construiu uma narrativa tão instigante e conseguiu conectar perfeitamente todos os personagens. Aliás, cada um dos personagens, dr. Montegue, Luke, Theodora e Eleanor, tem defeitos e manias iguais a qualquer pessoa, é ótimo acompanha-los porque conseguimos enxergar fraquezas reais em personagens ficcionais. Entretanto, nossa protagonista Eleanor mexe demais com a cabeça do leitor.
Em 2018 a Netflix lançou uma minissérie inspirada no livro. Na produção audiovisual o título ficou A Maldição da Residência Hill, porém existem mudanças no roteiro adaptado para o livro. Alguns dos personagens são os mesmos (Luke, Theodora e Eleanor), mas a relação entre eles é familiar. Além disso, o que motiva eles a voltarem para a mansão é outra e completamente diferente.
Eu amei tanto o livro quanto o roteiro da minissérie e acredito que ambos funcionam muito bem separados, servindo bem ao meio no qual foram produzidos. É um caso raro de que adaptação consegue seguir bem independente do livro. Recomendo assistir e ler o livro, serão duas experiências bem distintas, mas prazerosas.
+A MALDIÇÃO DA RESIDÊNCIA HILL | NOVA SÉRIE DA NETFLIX DO SUSPENSE AO DRAMA
Não é atoa que Shirley Jackson é considerada a rainha do terror e se você não leu nada autora, comece agora pela A Assombração da Casa da Colina. Essa dica também vale para quem quer ler algo do gênero mais tem medo, é ótimo. Vale citar que no Brasil a editora Alfaguara é responsável pela publicação e está com uma edição nova muito elegante e com o ar sombrio que a história merece.