Quando cismamos com um gênero literário já era, parece que dá vontade de ler tudo que existe. Mesmo os enredos sendo similares, o importante é ler as quinhentas histórias com mesmo tema. Mas porque eu estou falando isso? Simplesmente porque depois de começar minha aventura pelos Bridgertons, eu resolvi ler mais romance de época. E assim cheguei em 9 regras a ignorar antes de se apaixonar, da autora Srah MacLean.
Mesmo sem ler a sinopse, eu estava completamente apaixonada por esse livro só pelo título. Vai lá, 9 regras a ignorar antes de se apaixonar é incrível, não é? Deixa qualquer leitor curioso para saber quais são essas 9 regras. E quando comecei a leitura foi incrível a forma que me envolvi com o enredo criado por Sarah MacLean. É impossível não se apaixonar pela protagonista Callie.
A história tem foco na sonhadora Calpúrnia Hartwell que sempre fez tudo que se espera de uma dama. Ainda assim, dez anos depois de ser apresentada à sociedade, ela continua solteira e assistindo sentada enquanto as jovens se divertem nos bailes. Tendo em vista que sua irmã mais nova irá se casar e ela será uma solteirona, Callie resolve começar a se arriscar nas coisas que sempre teve vontade de fazer. Sendo assim, ela monta uma lista com 9 coisas que deseja muito realizar.
Que tal começar pelo beijo do seu maior crush? O Gabriel St. John, o marquês de Ralston, que acaba virando o seu acompanhante de aventura. Contudo, passar tanto tempo na companhia dele pode ser perigoso. Há anos Callie sonha com Gabriel e, se não tiver cuidado, pode acabar quebrando a regra mais importante de todas – a que diz que aqueles que buscam o prazer não devem se apaixonar perdidamente.
O que eu achei da história!Callie nos cativa logo de cara, ela é uma protagonista bem fora dos padrões e muito bem resolvida com si mesma. Ela não tem medo de realizar seus desejos e mete as caras para cumprir a sua lista que inclui: atirar, assistir um duelo, fumar charuto, jogar em um clube de cavaleiros e outros desafios. É muito legal acompanhar a personagem porque ela é leve, divertida e companheira. A autora consegue nos dá uma protagonista carismática da primeira até a última página.
Agora sobre o Gabriel… sei nem por onde começar. Gostei dele, mas ainda assim algumas coisas me incomodaram e eu acabei não gostando 100% dele. Entretanto, não posso negar que ele é um cavaleiro maravilhoso e que aos poucos ele vai te conquistando.
Outra coisa que amei no livro foi a ambientação. A história possui diversos cenários e a autora consegue trabalhar a descrição muito bem de cada um dos lugares. Além disso nas cenas de Callie vestida de homem é perceptivo o cuidado que a autora tem na hora de narrar os detalhes que irão fazer toda diferença na hora de imaginarmos a cena.
Falando em imaginar, cenas, roupas, tem bastante cenas picantes, porém não é nada que incomode. Dá para ler tranquilamente se você não gosta de livros com hot, pois a autora não prolonga o momento para além do necessário. Tudo é na medida certa.
9 regras a ignorar antes de se apaixonar é ideal para quem quer um romance de época leve, diferente do que estamos acostumados com os padrões da monarquia. Além disso é uma história fofa que aquece o coração.