O gato do adeus: Um livro sobre afeto, cumplicidade e compreensão

Lançado pela Alfaguara, selo da Companhia das Letras, O gato do adeus é um livro que fala sobre afeto, cumplicidade e compreensão. Nesta multifacetada coletânea de contos, os leitores serão transportados para o Japão moderno e o tradicional e mostra um mundo que aborda mais as relações, como as entre gatos e seus donos. Por isso, vamos falar sobre O gato do adeus:
Veja também- Lançamentos da Companhia das Letras para Novembro/2025
Sinopse:
Hachi e Nana, dois gatos com caudas tortas, compartilham mais do que a característica física: ambos foram abandonados por pessoas cruéis que se livram dos filhotes como se fossem objetos descartáveis. Mas, por mais que a vida de um bichinho comece em dor e solidão, sua presença e amor incondicionais são capazes de provocar profundas transformações ao seu redor.
Em sete contos que percorrem diferentes ciclos da vida — a dos humanos e a dos animais –, Hiro Arikawa narra as histórias de Hachi, Nana e de outros gatos e seus donos, explorando essas relações com uma sensibilidade única. Através das palavras da autora, miados se tornam uma linguagem compartilhada que permite uma imersão no cotidiano desses seres pequenos e mágicos, companheiros fiéis com o poder de emocionar os seus humanos.
Nestas histórias do universo do best-seller Relatos de um gato viajante, os personagens são, juntos, protagonistas de narrativas que exploram o nascimento e a morte, e como, em ambas as situações, o amor pode surgir de formas inesperadas.
Quem é a autora?
Hiro Arikawa nasceu em 1972 em Kochi, no Japão. É autora de vários romances para jovens (ranobe), muitos dos quais adaptados para a TV, os quadrinhos e o cinema. Em 2008, venceu o prêmio Seiun de melhor livro de ficção científica com Toshokan Sensō [A guerra da biblioteca]. Seu Relatos de um gato viajante (2017) se tornou um best-seller internacional, com mais de um milhão de exemplares vendidos.
O que esperar do livro O gato do adeus?
De fato, o leitor é conduzido por uma narrativa sensível e comovente que mistura ternura, humor e reflexão sobre os laços afetivos. A história acompanha a jornada de Satoru e seu gato Nana, que percorrem o Japão em busca de alguém que possa adotar o animal, enquanto, aos poucos, o verdadeiro motivo da viagem é revelado. Narrado em parte pela perspectiva espirituosa e cativante de Nana, o romance explora temas como amizade, gratidão, despedida e o valor das pequenas memórias que formam uma vida. Com uma escrita delicada e emocionalmente envolvente, Arikawa oferece uma celebração da conexão entre humanos e animais, mostrando que o amor e a lealdade podem persistir mesmo diante da inevitabilidade da separação.




