Levados pelas Marés: novo filme de Jia Zhangke traz transformações da China

Com previsão de lançamento no dia 19 de junho, Levados pelas Marés é o novo filme de Jia Zhangke traz transformações da China. Aliás, a obra mistura ficção e material de arquivo para construir um retrato lírico sobre o tema. Por isso, vamos falar sobre Levados pelas Marés:
Veja também- Wagner Moura: filmes e séries internacionais que o colocaram no mapa
Sinopse:
Ao longo de duas décadas — de 2000 ao início dos anos 2020 —, Qiaoqiao e Bin vivem um amor intenso e frágil na cidade chinesa de Datong. Repentinamente, Bin vai embora para tentar a sorte em um lugar maior. Algum tempo depois, Qiaoqiao parte em uma jornada para reencontrá-lo. No filme, o cineasta Jia Zhangke percorre trabalhos anteriores e oferece um olhar épico sobre o destino romântico de sua eterna heroína, Qiaoqiao. Abrangendo 21 anos de um país em profunda transformação, a obra captura o impacto das mudanças sociais e culturais da China contemporânea.
Quem é Jia Zhangke?
Nasceu em Fenyang, na província de Shanxi, na China, em 1970. Um dos mais importantes cineastas em atividade, realizou, entre outros, os filmes “Artesão Pickpocket” (1997), premiado no Festival de Berlim, “Plataforma” (2000), premiado no Festival de Veneza, “O Mundo” (2004), que recebeu o prêmio da crítica na 29ª Mostra, “Em Busca da Vida” (2006), vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza, “24 City” (2008), “Um Toque de Pecado” (2013), prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes, e “Amor Até as Cinzas” (2018). Na 31ª Mostra, em 2007, o cineasta veio a São Paulo para apresentar uma retrospectiva de sua obra. Em 2020, na 44ª Mostra, Zhangke assinou o pôster da edição, além de exibir o curta “A Visita” (2020) e o documentário “Nadando Até o Mar se Tornar Azul” (2020).
O que esperar de Levados pelas Marés?
Para quem não sabe, Levados pelas Marés foi exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em outubro passado. Sendo que venceu o prêmio da crítica de melhor filme internacional e está na lista do NYT de melhores filmes do ano. Em homenagem à cinematografia do diretor, celebrado como um dos mais importantes cineastas contemporâneos, o documentário “Jia Zhangke, Um homem de Fenyang”, dirigido por Walter Salles, volta às salas na mesma data. A obra faz um retrato afetivo do realizador, que retorna aos cenários de parte dos seus filmes, como “Em Busca da Vida” e “Um Toque de Pecado”, e relembra suas fontes de inspiração. Ou seja, tem tudo para marcar o público, assim como a crítica.