A Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA) anunciou a lista de indicados à 76ª edição do Globo de Ouro. Cada uma das 25 categorias conta com 5 indicados e os anunciantes dos títulos que concorrerão foram anunciados por quatro celebridades: Terry Crews, Danai Gurira, Leslie Mann e Christian Slater. Entre os concorrentes “Vice”, com Christian Bale como o ex-vice-presidente americano Dick Cheney, lidera com seis indicações, sendo um queridinho para os próximos eventos. “Nasce uma estrela”, “A favorita” e “Green Book: O Guia” receberam cinco indicações, enquanto que os campeões de bilheteria, “Pantera Negra” e “Bohemian Rhapsody” aparecem nas categorias de Melhor Filme – Drama e “Podres de ricos” concorre em Melhor Filme – Comédia.
Nas séries, “The Assassination of Gianni Versace” teve quatro indicações e lidera na categoria TV. Em seguida, “The Marvelous Mrs. Maisel”, “Killing Eve” e “Barry” também estão entre as série favoritas, com três indicações cada.
Mas ao invés de só mostrar a lista dos indicados e ficar por isso mesmo, irei apresentar as minhas apostas para essa grande premiação e começar o ano com chave de ouro. Então vamos lá:
CINEMA
Melhor Drama- Nasce uma estrela
O filme estrelado por Lady Gaga e que marca a estreia de Bradley Cooper na direção, com 5 indicações – incluindo nas categorias principais de atores para o casal nas telonas. Além de mostrar uma nova perspectiva na carreira musical entre dois artistas, traz uma atuação surreal de Lady Gaga.
Melhor Comédia ou Musical- A favorita
Trazer uma Rainha marcante da história da Inglaterra e ainda incluir a rivalidade de suas amantes não é para qualquer filme. Isso sem incluir que as complicações da Rainha Ana durante seu reinado.
Melhor Filme Animado- A ilha dos cachorros
Mesmo sabendo que a Disney vai ganhar o prêmio, ainda tenho esperanças que a obra de Wes Anderson ganhe. É uma retratação única de como os animais são importantes para os humanos e traz uma grande amizade entre o pequeno Atari e seu cachorro Spots. E não pode esquecer que stop-motion é uma das técnicas mais complicadas de se trabalhar.
Melhor Filme Estrangeiro- Roma
Um dos filmes mais comentados do final deste ano está sendo considerado como uma obra-prima. A história da jovem que trabalha como babá e doméstica de uma família de classe média do México e mostra o período de um ano, muitos acontecimentos que irão abalar a vida deste núcleo familiar.
Melhor Ator-Drama : Willem Dafoe (No Portal da Eternidade)
Interpretar o incônico Van Gogh não é fácil e Willem consegue transmitir com perfeição. Recluso e melancólico, ele tentava decifrar seus pensamentos enquanto pintava um dos quadros mais famosos na história da arte moderna: Quarto em Arles.
Melhor Ator – Comédia ou Musical: Christian Bale (Vice)
As premiações adoram filmes sobre história de alguma figura importante e Christian cumpre com louvor, interpretando Dick Cheney, o vice-presidente mais poderoso da história, e como suas políticas mudaram o mundo.
Melhor Ator Coadjuvante- Adam Driver (Infiltrado na Klan)
Adam não é apenas Kylo Ren, e sim um cara que decidiu entrar para Klu Klux Klan e se infiltrar como policial disfarçado. Uma grande característica do ator é a forma que se adapta a papéis quase paródicos com uma naturalidade ímpar.
Melhor Atriz – Drama : Lady Gaga (Nasce uma Estrela)
É LADY GAGA COMO NINGUEM VIU!
Trata-se, de longe, da melhor atuação de sua carreira e totalmente inspirador e incrível.
Melhor Atriz – Comédia ou Musical: Olivia Colman (A Favorita)
Olivia Colman faz milagres mesmo limitada a uma cadeira de rodas, arrastada pelos labirínticos corredores de um palácio e traz presença como Rainha Ana.
Melhor Atriz Coadjuvante: Emma Stone ( A favorita)
Com uma interpretação instigante, Emma fornece amplo desenvolvimento em sua personagem que podia ser esquecida com facilidade.
Melhor canção original: “Shallow” (Nasce uma Estrela)
A obra ganha todo o gás do mundo com a presença de números musicais realmente belos e “Shallow” marca isso com profundidade na história.
Melhor Trilha Original: Pantera Negra
Com elementos de hip-hop e ritmos da África, Wakanda foi muito bem representada e valorizada através de sua trilha.
Melhor Roteiro: Roma
A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher que trabalha como babá e empregada doméstica, que apresenta questões sociais implantadas de uma forma totalmente diferente.
Melhor Diretor: Alfonso Cuarón (Roma)
O diretor foi capaz de construir uma obra essencialmente intimista, mas que, ao mesmo tempo, também é épica.
TELEVISÃO
Melhor Série Drama: Pose
Uma série bem escrita, atuada e dirigida, com uma importância social e de conscientização boa, que ao mesmo tempo passa sua mensagem do mundo LGTBQ de uma forma natural e bem estruturada como narrativa em si.
Melhor Série de Comédia: The Good Place
Descolada, bem produzida e engraçada, The Good Place tem um humor inteligente e bem inteligente.
Melhor Série Limitada ou Telefilme: The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story
Uma história independente, baseada em algum crime real que ganhou comoção pública e foi pauta de notícias. Além de trazer atuações impecáveis e cenários marcantes.
Melhor Ator de Série Drama: Billy Porter (Pose)
Billy traz grande humanidade e carisma para história, além de ser responsável por alguns dos momentos mais dramáticos da obra.
Melhor Ator em Série Limitada ou Telefilme: Darren Criss (Assassination of Gianni Versace)
Encarando um serial killer, Darren traz medo e curiosidade ao papel do assassino de Versace.
Melhor Ator Coadjuvante: Edgar Ramirez (The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story)
O retrato de Versace diante de seus últimos dias é refletido na incrível atuação de Ramirez, mesmo não sendo o protagonista.
Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical: Donald Glover (Atlanta)
Críticas sociais abordadas de forma inteligente por Donald é a principal marca desse sucesso de público e crítica.
Melhor Atriz em Série Drama: Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale)
Carregando a série nas costas, Elizabeth revela uma mulher determinada e corajosa em uma sociedade conservadora e ditatorial.
Melhor Atriz Coadjuvante: Patricia Clarkson (Sharp Objects)
Conectada perfeitamente com a personagem de Amy Adams, Clackson traz personalidade e clímax para a caracterização.
Melhor Atriz em Série Limitada: Amy Adams (Sharp Objects)
Se Sharp Objects não é a prova de que Amy Adams é uma força da natureza, então nada mais é. Com uma atuação de “cair o queixo”, a atriz uma marca essencial e única.
Melhor Atriz em Série de Comédia: Kristen Bell (The Good Place)
Kristen nunca foi valorizada com sua personagem, uma garota divertida e que enfrenta desafios inusitados.
A cerimônia do Globo de Ouro de 2019 acontece no dia 6 de janeiro.