Desde o século 19, com o surgimento do movimento sufragista, as feministas se empenham na luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. O movimento conseguiu muitos avanços, mas ainda existem desigualdades a serem combatidas. Entre documentários e ficções, longas e curtas-metragens, o cinema está repleto de obras que retratam essa realidade. Devido a isso, vamos apresentar alguns filmes que retratam as histórias de mulheres e suas lutas. Confira nossa lista de filmes sobre o feminismo que você precisa assistir.
O sorriso de Monalisa (2003)
Na tradicional escola de Wellesley, na década de 1950, as mulheres mais inteligentes dos Estados Unidos ganhavam educação para virarem esposas exemplares e não questionarem nunca seu papel submisso. Até que a professora de arte Katherine Watson começa a trabalhar lá e plantar sementes feministas em suas aulas.
Mary Shelley ( 2017)
No século 19, Mary Godwin, uma jovem de 17 anos, conhece um amigo do pai, Percy Shelley, um homem casado. Os dois se apaixonam e fogem juntos. Quando voltam à Inglaterra, se refugiam na casa de Lord Byron, poeta que lança um desafio para os hóspedes: escrever histórias de terror. Assim nasce “Frankenstein”, o romance gótico pelo qual Mary seria eternamente reconhecida.
Mad Max: Estrada da fúria
Esse é o caso de que por trás de um título, há sempre uma mulher incrível. O longa conta a história do ambulante solitário Max (Tom Hardy), que é capturado pelos escravos do ditador Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne) e se junta à Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) para escapar desse império chamado Citadela.
Terra Fria
A diretora Niki Caro se baseou em uma história real para retratar Aimes, uma mulher que era espancada pelo marido e o abandona para procurar um emprego e sustentar sozinha seus dois filhos. Ela encontra trabalho numa mineradora de ferro. É uma das poucas mulheres do lugar e acaba sofrendo abusos masculinos. Após muitas reclamações ignoradas pela empresa, Aimes entra com uma ação judicial contra a mineradora, que se torna na primeira ação coletiva por assédio sexual dos Estados Unidos.