Em 2021 muitas obras entram em domínio público (uma obra pode ser reproduzida, distribuída, traduzida, publicada ou adaptada sem a necessidade de autorização), e um dos clássicos que entrou nessa categoria são os livros do autor George Orwell. Até 2020 quem tinha os direitos de publicação aqui no Brasil era a editora Companhia das Letras, agora para você ter um ideia, só esse ano (2021) teremos 7 edições de A Revolução dos Bichos e 3 de 1984, todas elas de editoras diversas.
Para te ajudar a ficar por dentro de todas as edições de George Orwell que serão lançadas, montamos uma lista para você conhecer cada uma delas. Porém que tal antes relembrarmos a sinopse das duas obras mais conhecidas do autor?
A revolução dos bichos
A história se passa numa granja liderada, inicialmente, pelo Sr. Jones. Porém, insatisfeitos com a dominação e exploração e liderados pelo Porco Major, os animais decidem fazer uma revolução. Assim, o inimigo seria aquele que anda sobre duas pernas. Os animais se organizam e expulsam Sr. Jones da granja, pois não queriam mais ser tratados como escravos dos humanos. Os porcos passam a liderar a granja, considerando-se os animais mais inteligentes.
1984
Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que “só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro”.
Vamos para as edições?
ANTOFÁGICA
A revolução dos bichos – tradução de Rogerio Galindo
1984 – tradução de Antônio Xerxenesky
AUTÊNTICA
A fazenda dos animais – tradução de Fabio Bonillo
(ainda não divulgou a capa)
BIBLIOTECA AZUL
A revolução dos bichos – tradução de Petê Rissati
1984 – tradução de Bruno Gambarotto
L&PM
A fazenda dos animais – tradução de Denise Bottmann
(ainda não divulgou a capa)
NOVO SÉCULO
Box A revolução dos bichos e 1984 – Tradução Luisa Geisler
MONTECRISTO
A revolução dos bichos – tradução de Renata Russo Blazek
VIA DE LEITURA
A revolução dos bichos – tradução de Alexandre Barbosa de Souza
1984 – tradução de Alexandre Barbosa de Souza
SÉTIMO SELO
A Revolução Dos Bichos – tradução de Pedro Mohallem
1984 – tradução de
Edições já conhecidas
COMPANHIA DAS LETRAS
A Revolução dos Bichos HQ – tradução de Heitor Aquino Ferreira
A Revolução do Bichos – tradução de Heitor Aquino Ferreira
1984 – tradução de Alexandre Hubner